Direto do Web Summit Rio: nove startups brasileiras para ficar de olho

A partir da nossa curadoria na exposição, selecionamos algumas empresas que estão transformando os mercados em que atuam

O Web Summit é, em sua essência, um evento para startups e investidores. Na edição carioca que acontece nesta semana, mais de 970 jovens empresas se apresentam nos palcos e na exposição, dividida em dois grandes pavilhões do Riocentro, em Jacarepaguá. 

Das fintechs às health techs, empreendedores mostram por que suas ideias são valiosas para os negócios e a sociedade. 

Nossa equipe circulou pela feira e conversou com mais de 30 líderes dessas empresas, que vieram de Norte a Sul do Brasil para participar da primeira edição do Web Summit realizada fora da Europa.

Nesta lista, criada unicamente a partir do nosso critério de curadoria editorial, mostramos algumas que se destacam em seus mercados. Vale ficar de olho e se inspirar no propósito e na oferta dessas startups 100% nacionais.

EAT TYPCAL
De São Paulo (SP), a food tech desenvolveu uma tecnologia capaz de criar proteína vegetal a partir do mycelium, elemento encontrado em fungos. As primeiras linhas de produtos já estão sendo comercializadas em grandes redes varejistas como Carrefour e Pão de Açúcar.

Typcal.com.br

VIDDY
Criada em Natal (RN), é uma tecnologia de pagamentos pelo WhatsApp. A ferramenta cresce na esteira do e-commerce conversacional e torna mais fluida a relação entre vendedor e cliente, ao permitir a finalização de uma compra e acompanhamento do delivery de forma simples e intuitiva.

Viddy.com.br

DA QUEBRADA PRO MUNDO
Fundada na Favela da Torre, em Diadema (SP), a ed tech funciona como uma plataforma digital de ensino de inglês voltada para moradores da periferia. Para cada estudante pagante, a empresa concede um computador e uma bolsa de estudos a quem não pode arcar com o curso. Mais de 5.500 jovens já foram beneficiados desde 2021.

Daquebradapromundo.com.br

THE CMOs MARKETERS
De Florianópolis (SC), trata-se de um ecossistema educacional voltado para líderes de marketing, com foco em eventos presenciais e virtuais sobre inteligência artificial generativa, blockchain, metaverso e outras tecnologias que formam a Web3.

Thecmomarketers.digital

PHYGI
Fundada no Rio de Janeiro (RJ), a startup fornece soluções de experimentação virtual para empresas de vestuário e moda, a partir da integração de inteligência artificial com realidade aumentada. É uma espécie de provador virtual embarcado na tela do celular.

Phygi.shop

HYTAG
De São Paulo (SP), a martech é capaz de produzir mais de 250 anúncios digitais hiperpersonalizados por minuto, a partir do uso de inteligência artificial e da integração com as maiores empresas de mídia do mercado brasileiro, sem utilizar dados de terceiros (third-party cookies).

Hytag.app

EKOA
Criada em Salvador (BA), é um hub de soluções educacionais voltadas para a formação de profissionais nas áreas de sustentabilidade e ESG, conectando empresas e talentos.

Ekoaeducacao.com.br

SCIENCE PLAY
De Brasília (DF), a empresa flana entre uma health tech e uma ed tech. Trata-se de uma plataforma para eventos e experiências digitais com produção de conteúdo para profissionais de saúde – médicos, nutricionistas e enfermeiros.

Scienceplay.com

GENIAL CARE
health tech fundada em São Paulo (SP) atua no cuidado de crianças com autismo e suas famílias, combinando tecnologia com intervenções multidisciplinares. A startup acabou de receber um aporte de US$ 10 milhões do General Catalyst, fundo investidor de empresas como Airbnb e Snapchat. 

Genialcare.com.br