SXSW Insights: principais temas, nomes e palestras que vão pautar o festival

Evento, que acontecerá de forma exclusivamente virtual entre os dias 16 e 20 de março, será dividido em sete campos temáticos

Pela primeira vez desde que foi criado, em 1987, o SXSW será integralmente virtual. Um desafio e tanto para um evento que é tão incrível, justamente, pelo fato de reunir, naquele espaço físico, temporal e síncrono, mentes tão interessantes debatendo presente e futuro da cultura, da sociedade e da economia. Enquanto painéis e discussões dão o tom às rodas de conversas nos hotéis e no Austin Convention Center, é nas ruas, restaurantes e bares da capital texana que a magia do Southby ganha seus contornos mais diversos e caóticos, conectando pessoas, ideias, propósitos e negócios.

Cancelado no ano passado faltando apenas uma semana para seu início, devido à urgência de se combater o contágio pelo novo coronavírus, o evento promove sua primeira edição online entre os dias 16 e 20 de março. Em 2020, a organização armou palestras virtuais em datas distintas, mas não de forma estruturada como agora. Com ingressos na casa dos US$ 325, e sem a pretensão de ser o mesmo SXSW que nos conecta presencialmente, a versão online tem agenda e nomes potentes que fazem merecer o tempo extra na frente das telas.

Entre eles, os escritores Stacy Abrams e Charles Yu, o músico e ativista Willie Nelson, a tenista Maria Sharapova, o pensador Yuval Noah Harari, a atriz Queen Latifa e a consultora e autora Priya Parker, além da futurista Amy Webb, que apresentará o aguardado relatório anual de tendências do Future Today Institute.

Um dos espaços mais interessantes do SXSW, o Innovation Awards, que reconhece e celebra ideias e startups que se destacam em áreas como Robótica, AI, VR & AR e Health Tech, foi cancelado em 2021. A organização diz que a premiação volta no próximo ano.

Aqui na GoAd, nossa curadoria vai olhar, especialmente, para temas, tecnologias, projetos e ideias que transformam a relação entre marcas e pessoas. O conteúdo será distribuído, após o festival, em formatos de white paper e webinars, que podem ser contratados de forma customizada e sob demanda. Além disso, no dia 22 de março, às 18h, faremos um debate aberto, no Clubhouse, para discutir as tendências mais destacadas neste ano.

A seguir, apresentamos os setes eixos temáticos que moldam a programação do SXSW, assim como uma curadoria de palestras imperdíveis:


A NEW URGENCY

Que avanços precisam ser feitos para gerar progresso imediato e sustentável, a partir do trabalho colaborativo entre empresas, governo, instituições sem fins lucrativos, cientistas e especialistas em tecnologia? Essa trilha temática enfoca temas sociais urgentes amplificados durante a pandemia de Covid-19, como injustiça racial, pobreza, nacionalismo e crise climática, como mostram algumas das sessões a seguir:

Aquaculture, Food Systems and Climate Change

Adaptable Cities: Tech & the Urban Evolution

The Best Practices of the Worst People

For Brands Who Want To Help Us Be Free

Future Visions: Stand Still, Move Forward

How We Ensure Equity in Cannabis Policy

Purpose-Washing: Taking True Action

Social Justice in a New Era


CHALLENGING TECH’S PATH FORWARD

Para construir um amanhã melhor, que lições a indústria da tecnologia pode tirar de seus atuais erros e fracassos? As apresentações desta grade discutem como o impacto da tecnologia em nossas vidas pode ser transformado em uma força positiva, a partir de recortes como:

Wake Up to Digital’s Second Reawakening!

The Future of Climate Innovation

Immersive Retail: Connected Shopping in a New Era

Intersectionality and Design for Responsible AI

The Perils of De-Platforming

The Surveillance Economy & the Future of Privacy


CULTURAL RESILIENCE IN THE ARTS

Todo o caos vivido nos últimos tempos tem se refletido na criação artística. Os painéis sobre resiliência cultural nas artes questionam como a explosão de criatividade que tem sido vista em músicas, filmes, textos e outras formas de expressão vão impactar nossa cultura pelos próximos anos. Veja algumas das apresentações previstas:

Creativity for Survival

Dissent, Art, and Revolution

No justice, no booty: sex work, art, & activism

Judas and the Black Messiah: On Art and Activism

The future of monetizing IP and digital content

The power of black feminist creatives in the arts


THE REBIRTH OF BUSINESS

A trilha “O renascimento dos negócios” enfoca a necessidade de repensar o capitalismo e reconstruir a economia global, assegurando mais equidade com relação a gênero, etnia e classe. Entre as sessões, destacam-se:

Democratizing Access to Investing

Disability-Led Innovation in Future Workplaces

Future Investment Opportunities in Space

The Refoundation of Capitalism

The urgency for an equitable cannabis industry

The State of Black Entrepreneurship


TRANSFORMING THE ENTERTAINMENT LANDSCAPE

O campo do entretenimento é um dos que mais tem se transformado diante das evoluções tecnológicas, dos novos hábitos dos consumidores e da crescente preocupação com determinadas questões sociais. Aqui, as apresentações se concentram nos aprendizados dessa indústria diante do cada vez mais acelerado ritmo de mudança, incluindo cases relacionados a música, televisão, cinema, esportes e games. Confira alguns dos painéis:

ARRAY Crew – Disruption Through Diversity

Audio: the Killer Platform Nobody is Talking About

For Artists and Fans: Virtual is the New Normal

Lessons from the Front Lines of Virtual Production

Reimagining Entertainment Through Mobile Gaming

The Way Forward for Artists

Virtual Planning for a New World of Streaming Entertainment


CONNECTION IN DISCONNECTION

As consequências do distanciamento social vêm se agravando por anos. Agora, as plataformas online representam algumas das únicas possibilidades de alimentar um senso de comunidade. As sessões sobre “Conexão na Desconexão” discutem como retornar a um mundo em que as questões individuais perdem espaço diante do valor da humanidade, a partir de abordagens como:

For a Life-Saving Nonprofit, AI is a Game-Changer

How Newsrooms Can Help Bridge Divides

Protest Tech from Hong Kong to Belarus

Priya Parker with Anand Giridharadas

Sex & Politics: Dating Through a Decade

What’s Next in Social? Enter the Metaverse


AN UNCHARTED FUTURE

Biohacking, viagens particulares ao espaço, física quântica, delivery por meio de drones… Conceitos que pareciam parte de um futuro distante ou da ficção científica estão se incorporado ao nosso cotidiano. Que instigantes e revolucionárias ideias vão inspirar a nova geração de inovadores? É o que essa trilha temática busca responder. Entre as questões que serão abordadas estão:

Amy Webb Launches 2021 Emerging Tech Trend Report

Why Do We Fear Innovation?

Can VR Create Real Change?

By All, for All: Citizen Science to Reveal Cosmos

Commute in the Skies: the Future of Air Mobility

Creative Machines: AI & the Future of Design and Media

Journey to a Better Brain

Lunar Village: the Future of Space Exploration

– – –
Serviço:
SXSW Online – 16 a 20 de março
Inscrições aqui.

Crédito Imagens:
SXSW Online XR / Press
Ilustrações criadas pela organização para a experiência 3D no festival