SXSW Innovation Awards 2024: ideias e projetos mais inovadores do ano

Premiação criada pelo festival reconhece iniciativas mais disruptivas em 11 diferentes categorias

A premiação “SXSW Innovation Awards” foi criada há 25 anos para reconhecer as ideias mais inovadoras do ano, a partir da análise de um júri escalado pelo festival para a missão. São inscritos projetos muitas vezes criados dentro do ambiente das universidades ou por startups. Alguns já acelerados ou incubados; outros aguardando o empurrão que precisam para escalar. 

Confira os vencedores deste ano, revelados durante o SXSW:

1. Artificial Intelligence
TRUVETA (EUA)

A Truveta desenvolveu um modelo de linguagem que usa IA para coletar, limpar e analisar dados de registros médicos nos Estados Unidos. Essa rica database, voltada para pesquisadores, disponibiliza informações extremamente precisas e atualizadas sobre tratamentos de pacientes e seus respectivos resultados. Seu mantra é: “salvando vidas com dados”. 

Site: https://www.truveta.com/

2. Audio Experience
SPOKE (UK)

O aplicativo combina música, técnica de psicologia e práticas de meditação, oferecendo sessões terapêuticas personalizadas, em áudio, de acordo com o humor e a necessidade de cada um – além, é claro, de suas preferências musicais. Com foco na saúde mental, pode ajudar a dormir, a aumentar a concentração, a relaxar, a se motivar, e por aí vai.

Site: https://www.spoke.world/


3. Climate Change
TOM FORD PLASTIC INNOVATION ACCELERATOR (EUA)
A iniciativa busca impulsionar a adoção em massa de inovadores materiais alternativos ao plástico, a fim de preservar os oceanos. Três empresas serão “aceleradas”:  Sway, Zerocircle e Notpla, que criaram soluções à base de algas marinhas e venceram o prêmio Plastic Innovation, promovido por Lonely Whales e Tom Ford. Agora, o foco é escalar a utilização desses materiais.

Site: https://unwrapthefuture.org/

4. Community Empowerment
AYA CONTIGO APP (Canadá)

O aplicativo acompanha virtualmente mulheres em uma jornada segura de aborto (via medicamentos). Fornece informações, suporte virtual e conexão a uma rede de apoio, a fim de evitar procedimentos arriscados. A plataforma foi cocriada na Venezuela (onde o aborto é ilegal), com foco prioritário na saúde de mulheres que vivem em contextos marginalizados. Também está disponível nos EUA.

Site: https://www.vitalaglobal.org/aya

5. Health & Biotech
DERMASENSOR (EUA)
O DermaSensor, recentemente aprovado pela U.S. Food and Drug Administration (FDA), é um dispositivo à base de IA, que ajuda os médicos a detectarem o câncer de pele, de forma rápida e não invasiva. O device examina lesões na pele e, dependendo do resultado, emite imediatamente um alerta para médico sobre o risco de câncer e a necessidade de investigar o caso mais detalhadamente.

Site: https://www.dermasensor.com/

6. Interface Design
LUNE (EUA)

Lune é uma espécie de amplificador inteligente, para dar uma mãozinha a quem toca guitarra ou violão (ou quer, finalmente, aprender). Reúne várias ferramentas em um só device, ajudando a criar, gravar, filmar e compartilhar suas músicas. É uma combinação de tecnologia de ponta com a arte de tocar.

Site: https://luneacoustics.com/

7. Product Design (foram dois ganhadores nessa categoria):

>> Primeiro ganhador:


MIROKA (França)
O protótipo de robô foi desenvolvido pela Enchanted Tools, especializada em robôs humanóides “com personalidade”, que já havia criado o Miroki. À base de IA, Miroka tem funções utilitárias e reage ao seu entorno. Consegue reconhecer rostos e vozes, além de “responder” aos humanos por meio de alterações na expressão facial. Pode ser uma boa companhia para pacientes, principalmente crianças em tratamento médico.

Site: https://enchanted.tools/robot/

>> Segundo ganhador:
BOOMERANG WATER (EUA)
Trata-se de um sistema de engarrafamento de água, que reutiliza garrafas de alumínio ou de vidro, criadas pela própria empresa, a fim de evitar o uso de plástico. O equipamento limpa, recarrega de água e fecha as garrafas, disponibilizando-as para serem novamente comercializadas. A ideia é que o consumidor devolva os recipientes vazios, para serem reaproveitados nesse processo.

Site: https://boomerangwater.com/

8. Social Media
VIRAL NATION (Canadá)

O sistema, à base de IA, monitora conteúdo patrocinado em redes sociais, para garantir brand safety e proteger a reputação das marcas. A partir de diretrizes customizadas de acordo com cada marca e com os creators com que trabalha, a Viral Nation identifica, por exemplo, linguagens inadequadas, violação de direitos autorais, uso indevido de logos e vazamento de novos produtos, entre outras ameaças.

Site: https://www.viralnation.com/

9. Urban Design
STEEL + SPARK (EUA)
A empresa comercializa uma espécie de casa-contêiner, que conta com painéis solares e sistema de reutilização de água. Pode ser usada para morar, receber visitas ou transformar em escritório, por exemplo. Também existe a opção de instalar um conjunto de moradias transitórias nesse modelo, para acomodar pessoas em situação de rua ou trabalhadores alocados em determinados projetos, entre outras opções. 

Site: https://www.steelandspark.com/

10. WTF (What the Future)
UBIGRO COVER (EUA)
Trata-se de uma cobertura para estufas, que utiliza nanotecnologia para otimizar a luz do sol no cultivo de plantas. Com isso, aprimora o ciclo de crescimento, deixa as plantas mais saudáveis e melhora a produtividade da colheita. É apresentada como o futuro da agricultura, ao oferecer soluções sustentáveis e de longo prazo para aperfeiçoar o processo e o resultado do plantio. 

Site: https://ubigro.com/

11. People’s Choice Award
KULTURE CITY (EUA)
A organização promove a inclusão sensorial, ajudando a criar ambientes seguros e acolhedores para pessoas com deficiência sensorial (que afeta um ou mais dos cinco sentidos dos seres humanos). Entre os serviços que oferece estão treinamento e consultoria para criação de ambientes inclusivos para indivíduos e empresas, assim como certificação.

Site: https://www.kulturecity.org/

12. Best In Show
DOTPAD (Coréia do Sul)
É um processador que usa IA para analisar e segmentar imagens, convertendo-as, em tempo real, em gráficos táteis, mais adequados para pessoas com deficiências visuais. Qualquer conteúdo visual pode ser adaptado pelo processador. Além disso, por meio de uma parceria com a Apple, vários aplicativos foram incorporados ao projeto, facilitando o acesso de pessoas com deficiência visual a esses apps.

Site: https://pad.dotincorp.com/