A reinvenção do Outdoor

Mídia exterior busca nova vocação impulsionada por dados, interatividade e tecnologias do tempo real

O Outdoor passa por sua maior transformação tendo como pilares interatividade e segmentação. No contexto do Cannes Lions, festival de criatividade que existe há 65 anos e que teve sua última edição realizada em junho, a categoria deixou de ser analisada como mídia estática e passou a focar nas experiências do consumidor da porta de sua casa para fora.

Nesse sentido, Cannes destacou campanhas que conseguem gerar engajamento, seja por meio de experiências imersivas, seja de ações mais tradicionais como a do Grand Prix de McDonald´s, criado pela Cossette de Toronto. A série Follow the Arches usou trechos do M do McDonald´s expostos em grandes billboards que funcionaram como sistema de sinalização para direcionar consumidores às unidades mais próximas.

Já um segundo Grand Prix, outorgado a The Donald Trump Presidential Twitter Library, para Comedy Central, demonstra uma busca por experiências imersivas. O feed do twitter de Trump foi “hackeado”, com exibição de tweets em um evento de três dias na biblioteca especialmente criada para suas “obras de arte” em poucos caracteres. O “acervo” também esteve disponível num tour digital em 360 graus.

Outras experiências imersivas interessantes foram SXSWestworld, da HBO, que recriou o mundo da série Westworldno SXSW, e Scary Clown Night, de Burger King, uma brincadeira com o personagem da rede concorrente que distribuiu Whoppers para quem fosse às lojas fantasiados como palhaços.

Vale menção à brasileira The Route, da JCDecaux, que promoveu a conexão de dados em tempo real entre mobile e Out of Home, com geolocalização. Uma ambulância pode disparar mensagens para displays digitais espalhados pela cidade para os motoristas liberarem a via.

https://www.youtube.com/watch?v=8HHHmRwKIm8

Também do Brasil, um dos projetos mais interessantes foi criado pela Lew`Lara para Nissan. Utilizando a mídia do estádio do Itaquerão, uma tecnologia expôs o carro Nissan Kicks “acompanhando” a bola durante a partida. É um excelente exemplo de como a indústria automobilística pode trabalhar características do carro de forma interativa sem necessariamente fazer um típico anúncio de varejo.

https://www.youtube.com/watch?v=U_9b6T8bmNY

Entre as tendências que se observa na área, o planejamento de mídia precisa olhar menos para quantidade, e mais para a interação com o ambiente próximo, entregando experiências para audiências segmentadas no contexto correto.