Há quase um ano, Arthur Sadoun, chairman e CEO do Publicis Groupe, surpreendeu o mercado ao afirmar que não participaria de festivais de publicidade ao longo de 2018 para concentrar energia e investimentos na criação do Marcel, um programa de Inteligência Artificial proprietário.
Tema recorrente entre anunciantes e empresas de tecnologia mas, até então, ainda distante da pauta da maior parte dos grupos de comunicação, a AI (sigla para Artificial Intelligence) atua por meio de computadores programados para executar tarefas antes restritas a nós, humanos. Isso inclui aprendizagem, raciocínio, resolução de problemas, compreensão de linguagem, além de percepção e reação a situações ou ambientes. É um ramo tão incrível quanto amplo, com aplicações diversas em todas as áreas possíveis.
Nesta quarta-feira, 24, o programa de AI do Publicis Groupe ganhou forma. Desenvolvido em parceria com a gigante Microsoft, Marcel tem como objetivo acelerar a transformação da holding em uma plataforma, integrando uma força de trabalho de 80 mil colaboradores ao redor do mundo e otimizando a criação. Na prática, é mais velocidade nos processos internos que resultam em menos burocracia e mais inteligência estratégica para os clientes.
É interessante notar o movimento sob a ótica de uma holding de comunicação. É a transformação digital necessária e inevitável a diversas indústrias ganhando contornos mais claros e robustos dentro da própria publicidade.
Com Marcel, a Publicis quer que os funcionários de suas diferentes marcas de agências utilizem os conhecimentos de cada um, onde convencionalmente as agências de publicidade tendem para silos. Como o CEO Arthur Sadoun descreveu, a ideia é dar aos funcionários o poder de 80 mil, o número global de colaboradores.
Por exemplo, Marcel recomendará pessoas em todo o grupo que possam participar de projetos ou apresentações em andamento. E se alguém em uma agência estiver à procura de um colega com conhecimento ou especialização específicos, Marcel pode ajudar a encontrar essa pessoa com rapidez. O assistente também terá acesso aos calendários das pessoas para levar em conta sua carga de trabalho e disponibilidade.
Neste momento, Marcel está sendo testado por uma equipe de 100 usuários alfa. Em junho, o Publicis Groupe deverá lançar uma versão beta para 1 mil pessoas selecionadas em diferentes unidades da holding, respeitando a diversidade por agência, função e localização geográfica. Este grupo fornecerá feedback que ajudará a refinar o aplicativo. A meta, segundo comunicado da empresa, é atingir 90% do pessoal até 2020.