Publicis Groupe puxa transformação digital com Inteligência Artificial

Tecnologia Marcel vai promover integração entre as diversas empresas do grupo, alocando talentos humanos em desafios globais de negócios

Há quase um ano, Arthur Sadoun, chairman e CEO do Publicis Groupe, surpreendeu o mercado ao afirmar que não participaria de festivais de publicidade ao longo de 2018 para concentrar energia e investimentos na criação do Marcel, um programa de Inteligência Artificial proprietário.

Tema recorrente entre anunciantes e empresas de tecnologia mas, até então, ainda distante da pauta da maior parte dos grupos de comunicação, a AI (sigla para Artificial Intelligence) atua por meio de computadores programados para executar tarefas antes restritas a nós, humanos. Isso inclui aprendizagem, raciocínio, resolução de problemas, compreensão de linguagem, além de percepção e reação a situações ou ambientes. É um ramo tão incrível quanto amplo, com aplicações diversas em todas as áreas possíveis.

Nesta quarta-feira, 24, o programa de AI do Publicis Groupe ganhou forma. Desenvolvido em parceria com a gigante Microsoft, Marcel tem como objetivo acelerar a transformação da holding em uma plataforma, integrando uma força de trabalho de 80 mil colaboradores ao redor do mundo e otimizando a criação. Na prática, é mais velocidade nos processos internos que resultam em menos burocracia e mais inteligência estratégica para os clientes.

É interessante notar o movimento sob a ótica de uma holding de comunicação. É a transformação digital necessária e inevitável a diversas indústrias ganhando contornos mais claros e robustos dentro da própria publicidade.

Com Marcel, a Publicis quer que os funcionários de suas diferentes marcas de agências utilizem os conhecimentos de cada um, onde convencionalmente as agências de publicidade tendem para silos. Como o CEO Arthur Sadoun descreveu, a ideia é dar aos funcionários o poder de 80 mil, o número global de colaboradores.

Por exemplo, Marcel recomendará pessoas em todo o grupo que possam participar de projetos ou apresentações em andamento. E se alguém em uma agência estiver à procura de um colega com conhecimento ou especialização específicos, Marcel pode ajudar a encontrar essa pessoa com rapidez. O assistente também terá acesso aos calendários das pessoas para levar em conta sua carga de trabalho e disponibilidade.

Neste momento, Marcel está sendo testado por uma equipe de 100 usuários alfa. Em junho, o Publicis Groupe deverá lançar uma versão beta para 1 mil pessoas selecionadas em diferentes unidades da holding, respeitando a diversidade por agência, função e localização geográfica. Este grupo fornecerá feedback que ajudará a refinar o aplicativo. A meta, segundo comunicado da empresa, é atingir 90% do pessoal até 2020.