Por dentro dos 6 passos da inovação, segundo a IDEO

Pesquisa com 200 empresas resultou no que a consultoria chama da "qualidades criativas" para inovar

Referência entre consultorias de design desde os anos 1980, a IDEO foi um dos destaques da última edição do SXSW com o painel Leading for a Culture of Innovation & Creativity. Nele, David Aycan, diretor executivo da empresa, apresentou um estudo que elenca seis “qualidades criativas” que são fundamentais para que uma empresa consiga ser bem-sucedida no desenvolvimento e implementação de inovações. O documento foi preparado a partir de uma pesquisa entre mais de 200 companhias, com graus menores ou maiores de inovação em seu histórico de trabalho. As características são: Propósito, Busca, Experimentação, Colaboração, Empoderamento e Refinamento.

Vamos entendê-las?

A IDEO analisou que empresas que conseguem atuar conforme seu propósito – tendo clareza de sua razão de existir e alinhamento de crenças com sua força de trabalho – conseguem ser mais bem-sucedidas em suas inovações porque o propósito oferece clareza nas decisões estratégicas.

Já quando nos referimos a Busca, Aycan sugere que se escute o consumidor com frequência e, diante de um problema, se observe 3 pessoas lidando com a questão para aprender com os comportamentos. Isso permite uma compreensão mais clara do contexto em que o projeto está sendo desenvolvido.

Na sequência, ele define que a Experimentação – capacidade de reconhecer e filtrar a intuição do time e testar 5 ideias simultaneamente de forma rápida e barata – ajuda nosso cérebro a fazer decisões mais acertadas. Uma dica, neste caso, é sempre levar para apreciação do time ao menos 3 ideias de solução de um desafio. Por quê? Bem, Aycan explica que, como animais sociais, quando somos apresentados a uma ideia tendemos a suavizar uma reação negativa para não entrar em discordância com o interlocutor. Se levamos 3, damos espaço ao interlocutor para optar pela melhor delas e dar feedbacks claros sobre as demais.

E, falando na troca com o outro, chegamos à quarta característica: Colaboração. Ao colocar times com diferentes atribuições, formados por profissionais de atuação variada, atuando num mesmo projeto, damos a chance de novas perspectivas surgirem para solucionar um problema.

A quinta característica, Empoderamento, diz respeito a dar estrutura, autonomia e clareza de processos no ambiente de trabalho. As pessoas se sentem mais donas do projeto, se empenham mais e têm mais chance de implementar um projeto no qual acreditam e que tiveram participação ativa na construção.

Por fim, o Refinamento é fundamental para que se aprimore o produto final. Neste sentido, Aycan sugere deixar espaço ao final do cronograma de um projeto para que se olhe o produto final e, mediante testes e feedbacks, se dedique tempo para aprimorá-lo.

Mais do que regras arbitrárias, cada uma dessas características, se colocada em prática, aumenta diretamente as chances de sucesso de uma inovação. Segundo dados da própria IDEO, os percentuais de “maior probabilidade de sucesso na implementação de uma inovação” são consideráveis em cada um desses seis marcadores: Propósito (20%), Busca (25%), Experimentação (50%), Colaboração (28%), Empoderamento (69%) e Refinamento (25%).