Tecnologias emergentes aplicadas à indústria do jornalismo e da mídia

Pesquisadora Amy Webb (foto), do Future Today Institute, analisa tendências digitais, sociais, de distribuição de conteúdo e dados para o ecossistema de notícias

O Tech Trends Report for Journalism and Media do Future Today Institute é a primeira análise específica desse mercado no que se refere às tecnologias emergentes e traz sinalizações importantes para a indústria da mídia:

– Em 2018, uma massa crítica de tecnologias emergentes convergirá para impulsionar a produção e a distribuição de notícias. Esse é um sinal de que vale a pena prestar atenção nas tecnologias aplicadas a mídia. Publishers devem dedicar investimento às tendências emergentes em blockchain, interfaces de voz, descentralização de conteúdo, mixed reality (VR, AR e hologramas), novos tipos de pesquisa e hardware (como CubeSats e smart cameras).

– Jornalistas precisam entender o que é Inteligência Artificial e o que a tecnologia significa para o futuro das notícias. A pesquisa em IA avançou o suficiente para que agora seja um componente central da comunicação. O report traz um ótimo um manual de Inteligência Artificial aplicada ao jornalismo para ajudar nesse esforço.

– A descentralização surgiu como um tema chave para 2018. Entre as empresas e organizações cobertas pelo FTI, fica claro que há uma nova ênfase em redes peer-to-peer restritas que detectam o assédio, compartilham recursos e conectam repórteres com fontes.

– Para entender o futuro das notícias, é preciso prestar atenção ao futuro de muitas indústrias e de áreas de pesquisa no próximo ano. Quando os jornalistas pensam no futuro, devem ampliar o escopo usual para considerar os desenvolvimentos de inúmeros outros campos que também participam da economia do conhecimento. Tecnologia gera tecnologia. Estamos testemunhando uma explosão em câmera lenta.

Acesse aqui o Tech Trends Report for Journalism and Media 2018.