DM.exco Insights: canais e ferramentas para o marketing mais relevante

Maior evento de marketing digital da Europa reúne CMO`s globais e destaca multidisciplinaridade da área

O desafio central para líderes de marketing hoje é selecionar canais e tecnologias que fornecem o maior valor para a comunicação de suas marcas. A habilidade está em encontrar e usar as inovações certas, seja um programa de Inteligência Artificial ou o formato de publicidade mais recente do YouTube.

É neste contexto que acontece a partir desta quarta-feira, 12, na cidade de Colonia, na Alemanha, o DM.exco (Digital Marketing Expo & Conference), considerado maior encontro de marketing digital da comunidade europeia. Para antecipar os destaques da edição deste ano, conversamos com o chief advisor do evento, Dominik Matyka.

Quais são as tendências de marketing que deveremos ver no DM.exco deste ano?

Dominik Matyka: Tanto os conteúdos da conferência quanto a feira vão mostrar de que forma o marketing se integra a outras áreas. Queremos dar subsídio para que o CMO decida seus investimentos nos melhores canais e nas tecnologias a partir dos desafios reais de negócios.

Na edição do ano passado, o CMO da Procter & Gamble, Marc Pritchard, comentou sobre a missão dos profissionais de marketing em melhorar a experiência da marca e colocar o cliente de volta aos holofotes. Ele afirmou que os dados e a tecnologia devem ser os condutores para que isso aconteça. Eu acho que DM.exco é o lugar perfeito para os profissionais de marketing terem essas conversas.

O CMO do Deutsche Bank, Tim Alexander, falará este ano e recentemente nos disse: “Os profissionais de marketing devem sempre permanecer curiosos, olhar além de seu próprio nariz e seguir as tendências. E, acima de tudo, devem trocar ideias com colegas e funcionários, com outras empresas, com pioneiros e mentores para ficarem atentos ao seu setor. Você deve se questionar constantemente. Eventos como o DM.exco são particularmente úteis para isso”. Não acrescentaria nada além disso.

O que podemos esperar no DMEXCO deste ano?

Dominik Matyka: Haverá muita aprendizagem entre pares, com número alto de CMO`s de grandes marcas. Quando estávamos criando o programa da conferência, priorizamos a variedade. E nossa exposição é uma comunidade onde você pode se conectar.

Quais sessões da conferência DMEXCO você mais recomenda para CMO`s? 

Dominik Matyka: Que tal a palestra de abertura do CEO da Telekom, Timotheus Höttges, na manhã do primeiro dia da conferência? Ao mesmo tempo, você poderá participar da The Age of the Customer no Debate Stage, no qual a Amazon, a Ebay e a SAP discutirão o ciclo de vida do cliente em constante mudança.

Na tarde do primeiro dia, CMOs proeminentes da L’Oréal, da T-Systems e do Deutsche Bank, entre outros, falarão sobre a Próxima missão no marketing.

E no segundo dia, diretores de marketing da Henkel, Mondelez e Unilever discutirão Habilidades futuras em construção de marcas. Há tantos tópicos e personalidades empolgantes que todos podem encontrar a combinação certa.

O que significa o lema deste ano “Take C.A.R.E.”?

Dominik Matyka: Não é apenas um lema que escolhemos – o slogan reflete nossa atitude. Permaneça curioso, aja conscientemente, assuma a responsabilidade e crie experiências. Queremos passar esta mensagem para o nosso setor. Todos nós, juntos, como a comunidade digital, somos responsáveis ​​pelo que está acontecendo em nosso mercado.

Bloqueadores de anúncios, proteção de dados e do consumidor e implementações legais, como GDPR ou ePrivacy, são tópicos que precisamos discutir detalhadamente. Temos que colocar o cliente e seus interesses de volta no centro de tudo, senão perderemos a confiança das pessoas. Transformação digital não é apenas sobre marketing mais eficiente. As pessoas têm o desejo de tornar o mundo digital mais simples, mais seguro e mais transparente. Este é outro papel que a comunidade DM.exco pode desempenhar.

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