White Paper: temas prioritários para o marketing em 2020

A partir de curadorias em festivais internacionais e entrevistas com líderes da área, apontamos os grandes temas para o setor no próximo ano

O marketing vive um de seus momentos mais desafiadores e transformadores, com uma atuação cada vez mais orientada por dados e voltada para o crescimento da organização. Nesse cenário de intensas e aceleradas mudanças, os líderes do setor assumem funções mais abrangentes, intensificando o diálogo com outras unidades da empresa e abraçando áreas como tecnologia e vendas.

A fim de apontar os temas prioritários para o setor em 2020, consolidamos insights de curadorias feitas pela GoAd Media em sete festivais internacionais e 50 entrevistas com líderes de agências, marcas, institutos de pesquisa e centros de educação, tanto do Brasil como de outros países. O resultado é um consistente mapa de tendências e movimentos estratégicos na área, que já estão em andamento e devem ganhar ainda mais força neste ano.

Nossa apuração revelou que o trabalho do marketing em 2020 será estruturado em torno de três pilares: performance, transparência e propósito. Além da crescente demanda por resultados, se espera que o setor assuma cada vez mais responsabilidades com relação ao futuro saudável do nosso mercado e da sociedade como um todo.

Também se observa a expansão das estruturas in-house e uma ressignificação do valor das agências de publicidade – que ganham um perfil mais consultivo, se envolvem ainda mais no desenvolvimento de produtos e  assumem a gestão de terceirizados, como AdTechs. Tudo isso alinhado em torno da experiência oferecida ao consumidor, que inspira e norteia todas as ações das marcas.