Neste ano, o SXSW retomou a potência pré-pandemia, atraindo milhares de pessoas em torno de grandes temas e reflexões sobre os maiores desafios que a humanidade enfrenta hoje. O evento foi realizado entre os dias 10 e 19 de março, em Austin (Texas, EUA).
As principais inovações, tendências e provocações apresentadas no festival estão no white paper SXSW Insights 2023, report desenvolvido pela GoAd Media a partir da curadoria de nossa rede de jornalistas, designers e pesquisadores. Esse projeto tem oferecimento do UOL e apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).
O grande tema do SXSW 2023 foi, sem dúvida, a evolução da IA Generativa e seus impactos imediatos e futuros sobre o trabalho, as relações humanas, as organizações das cidades, os processos criativos e os tratamentos de saúde.
O festival também fez questão de ressaltar a importância de buscar soluções urgentes para a emergência climática e reforçou a corresponsabilidade de cidadãos, empresas e governos diante do gravíssimo cenário que enfrentamos nessa área.
Confira o que você vai encontrar em nosso white paper:
. Contexto: entre os movimentos que influenciaram as discussões no SXSW 2023, destacamos: as crises nas big techs; a onipresença do ChatGPT; a crescente convergência das tecnologias; a participação do Brasil no festival; e a convocatória pela felicidade diante das tantas crises que se entrecruzam atutalmente.
. Macrotemas do ano: abordamos dois temas transversais no SXSW 2023: a vida assistida por computação, a partir da evolução da IA generativa; e a urgência da corresponsabilidade e do engajamento coletivo para a construção de futuros sustentáveis.
. Key insights e cases: nossa curadoria selecionou os principais insights e cases do festival neste ano, abordando temas como:
. automação cognitiva e a busca pela amplificação humana;
. experiências imersivas e funcionais;
. tecnologias da saúde e a ciência do bem-estar;
. design cívico, cidades e mobilidade;
. creator economy e o compromisso com a comunidade;
. emergência climática e a urgência da ação;
. a força da tribo e da empatia;
. futuros regenerativos.
. Key speakers: trazemos provocações, experiências e convocatórias de pessoas inspiradoras como o chef José Andrés, fundador da World Central Kitchen; a perfomer Tilda Swinton, ícone do viver e trabalhar coletivamente; a psicoterapeuta Esther Perel, especialista nas relações humanas e na ameaça da intimidade artificial; e Chenae Bullock, CEO da consultoria Moskehtu, que se baseia em princípios indígenas para levar inovação para diferentes setores e negócios – além de muitos outros.
. Startups do ano: conheça as vencedoras do prêmio Innovation Awards, que revela iniciativas para ficar de olho, em categorias como “inteligência artificial”, “diversidade, equidade e inclusão”, “design”, “health & medtech”, “experiências imersivas”, “infraestrutura urbana” e “sustentabilidade”, entre outras.
Palestra In Company
Além do white paper, a GoAd oferece o SXSW Insights 2023 em formato de Palestra In Company. A palestra contextualiza o festival no âmbito da gestão de marcas e mostra os principais insights, ideias e soluções destacadas no evento, além de projetos premiados no Innovation Awards.Quer contratar a palestra SXSW Insights 2023 para apresentação exclusiva em sua empresa?
Envia um e-mail e a gente te explica como funciona: contato@goadmedia.com.br.