SXSW 2022: ideias e startups mais inovadoras do ano

SXSW Innovation Awards 2022 destacou iniciativas no metaverso e projetos que aliam tecnologia e propósito

Seguindo uma tendência que ganha cada vez mais potência, o SXSW 2022 destacou startups que focam em inovação com propósito, apresentando inventivos usos da tecnologia para facilitar a vida de pessoas com deficiência e ajudar a solucionar grandes desafios sociais e ambientais. 

Esse foi o principal pilar da 24ª edição do SXSW Innovation Awards, que premiou 13 categorias (além de homenagens especiais), em evento realizado no dia 14/03, em Austin (Texas, EUA). Novos olhares para o entretenimento também foram explorados, com foco no metaverso.

Quatro critérios foram considerados na avaliação dos finalistas: criatividade, forma, função e experiência em geral. “Muitos jurados disseram que este foi um dos anos mais difíceis para escolher os vencedores”, disse a diretora de programação da conferência, Cassandra Kuhn. “Foi muito interessante ver como as empresas abraçaram a inovação na pandemia e buscaram a mudança, por quase três anos, em um mundo menos colaborativo”, analisou.

Neste ano, os organizadores instituíram uma categoria especial para destacar iniciativas inovadoras, o Innovation Awards Special Recognition. O prêmio foi para GiveDirectly, em parceria com o CEGA (Center for Effective Global Action) e o IPA (Innovations for Poverty Actions). As três organizações ajudaram o governo do Togo a implementar um sistema capaz de identificar pessoas em situação de miséria e ajudá-las a se inscrever no Novissi, programa federal de complementação de renda via dispositivos móveis.

Confira os vencedores de 2022:

Best in Show & Wearable Tech: acessibilidade

A grande vencedora deste ano foi a Strap Tech, empresa sediada na “casa” do SXSW (Austin, Texas). A empresa foi eleita Best in Show com o dispositivo Ara, que proporciona mais autonomia e seguranças às pessoas com deficiência visual. O projeto foi premiado também na categoria Wearable Tech. O Ara funciona como uma espécie de sexto sentido, que permite à pessoa detectar e evitar obstáculos no ambiente ao seu redor, graças a sensores que emitem diferenças vibrações de acordo com cada situação. 

AI & Machine Learning: mapeamento do cérebro

Exames por imagens estão cada vez mais sofisticados, mas a proposta da Quicktome vai além: trata-se de uma plataforma de mapeamento personalizado do cérebro e das redes cerebrais do paciente. Vencedora na categoria AI & Machine Learning, a ferramenta, criada pela Omniscient Neurotechnology, analisa milhões de dados coletados em uma ressonância magnética padrão. A partir dessas informações, consegue gerar, em menos de uma hora, um mapeamento completo e não invasivo, que pode ser acessado em qualquer dispositivo. Com essa tecnologia, médicos dispõem de mais informações para ajudar a decidir o procedimento mais adequado, e pesquisadores contam com mais uma ferramenta para explorar as complexidades do cérebro humano.

New economy: zero emissão de poluentes

A digitalização da sociedade é um processo que só tende a se aprofundar. Mas, quanto mais máquinas, mais energia consumida. Como alimentá-las sem prejudicar o meio ambiente? A resposta da Star Scientific, vendedora do prêmio na categoria New Economy, é um catalizador que consegue gerar calor a partir do hidrogênio, com zero emissão de poluentes. O device se chama HERO, sigla em inglês para hydrogen energy release optimiser (otimizador de liberação de energia de hidrogênio). A tecnologia pode ser usada tanto para substituir grandes caldeiras industriais quanto em pequena escala, dependendo da necessidade. É o “hidrogênio verde” ajudando a manter o mundo funcionando sem máquinas a combustão. 

Robotics & Hardware: automação na agricultura

FarmWise, especializada em tecnologia aplicada à agricultura, levou o prêmio em Robotics & Hardware pelo desenvolvimento do Vulcan, um robô usado na fase de semeadura, dotado de inteligência artificial para automação e otimização do processo. Aplicado na fase de plantio para culturas como a de ervilha, couve-flor e brócolis, ajuda os agricultores a agilizar o fluxo de trabalho e aumentar a eficiência na produção de alimentos.

Smart Cities, Transportation & Delivery: segurança

A Intelligent Infrastructure Solution (Solução de Infraestrutura Inteligente), da Velodyne Lidar, provou seu mérito em fornecer monitoramento de tráfego e informações para assegurar sistemas de transporte mais rápidos e seguros. A IIS produz um mapa em 3D a partir de dados coletados sob qualquer condição de clima e luminosidade, detecta os vários tipos de modais de transporte e outros elementos que podem impactar os deslocamentos nas vias (como pedestres ou ciclistas), e consegue diagnosticar e prever possíveis problemas de trânsito. A solução foi implementada na cidade de Austin, sede do SXSW, e premiada em Smart Cities, Transportation & Delivery.

Social & Culture Impact: inclusão

O vencedor da categoria Social & Culture Impact é um projeto que também foi amplamente premiado em outros festivais. o Degree Inclusive, criado pela Wunderman Thompson Argentina para a Unilever, é considerado o primeiro desodorante do mundo para pessoas com deficiência visual e motora de membros superiores. O design do produto facilita identificação, manejo e aplicação do produto. Tem fechos magnéticos para tornar mais fácil tirar e por a tampa, rótulo com instruções em braile e um aplicador do tipo roll-on que permite cobrir uma superfície maior do corpo.

Speculative Design: 3D e plástico reciclado

A israelense UBQ Materials venceu os concorrentes na categoria Speculative Design com uma nova tecnologia de aproveitamento de lixo plástico. O negócio da empresa é converter os resíduos em um tipo de termoplástico totalmente reciclável, que substitui o material feito à base de petróleo. No ano passado, a startup lançou uma solução que permite usar o material reciclado para imprimir produtos em 3D. É a primeira solução do tipo a usar apenas plástico reciclado na manufatura de novos produtos.

Visual Media Experience: racismo em investigação

Vencedora na categoria Visual Media Experience, a série Un(re)solved, criada pela PBS, leva os espectadores a explorar uma colcha de retalhos de memórias de quatro personagens. Suas mortes estão sendo reexaminadas pela polícia em um esforço para identificar se os casos foram motivados por racismo. Reunindo milhares de documentos e dezenas de entrevistas com familiares, agentes do FBI, do departamento de Justiça dos EUA e jornalistas, a multiplataforma mergulha no esforço do governo federal em resolver assassinatos ligados ao racismo, o chamado Ato Emmett Till de Direitos Civis sobre Crimes Sem Solução. O projeto disponibilizou esses arquivos pela primeira vez em uma base de dados interativa, com informações sobre mais de 150 pessoas, que os espectadores podem acessar para tentar desvendar o mistério.

VR, AR & MR: treinamento cirúrgico virtual

Osso VR, premiada em VR, AR & MR, é uma plataforma de realidade virtual focada no treinamento de médicos em procedimentos cirúrgicos avançados, em um ambiente altamente realista. Isso reduz o tempo que se leva hoje – de três a quatro meses – para treinar o profissional até que ele esteja pronto para operar com os novos instrumentos.

Health, Med & Biotech: alívio para alérgicos

Fluo Labs é uma startup focada em soluções de saúde que está desenvolvendo uma nova tecnologia para lidar com alergias sazonais, que causam estimados US$ 18 bilhões em perda de produtividade por ano, só nos Estados Unidos. Vencedora na categoria Health, Med & BioTech, a solução não utiliza medicamentos, e sim terapia com luz, parecida com a que já é usada hoje para tratar inflamações. O dispositivo da Fluo Labs aplica raios de luz nas narinas, proporcionando de 12 a 24 horas de alívio dos sintomas da alergia.  

Innovation in Connecting People: holografia

Os jurados da categoria Innovation in Connecting People foram os primeiros a ver em ação o Proto M, versão “doméstica” do gerador de hologramas Epic, já em uso em empresas, escolas e hospitais. Produzido pela Proto Inc. (ex-Portl), o dispositivo tem as mesmas funcionalidades do irmão mais velho, que permite receber e transmitir imagens holográficas em 3D, de corpo inteiro. Além de ver e ouvir a pessoa do outro lado, o usuário consegue ler sua linguagem corporal – que é a forma mais completa de interação possível quando não se está cara a cara. A ideia é tornar a holotransmissão disponível em casas e escritórios.

Music & Audio Innovation: foco em clima

Undercurrent World é um projeto artístico imersivo, com instalações que exploram arte visual e música, desenvolvido a partir de trabalhos de artistas como Miguel, Bon Iver, Aluna e Jorha Smith, entre outros. A ideia da mostra, que aconteceu em Nova York e deve se estender a outras cidades, é inspirar a estimular a ação em relação a grandes questões sociais, a começar pela emergência climática.

Foto no topo: Aaron Rogosin/Divulgação/SXSW 2022