Os temas que iriam pautar o SXSW

Mapeamos os assuntos e debates que dominariam a programação do festival, cancelado por precaução diante do avanço do Coronavírus

Pela primeira vez em 34 anos, o SXSW – conglomerado de festivais de inovação, música, filme e games – não acontecerá em março. A proibição foi anunciada na noite de sexta-feira (dia 6), a partir de determinação do Governo da Cidade de Austin, que reavaliou o risco do novo coronavírus (Sars-Cov-2) para a comunidade e os participantes.

A decisão veio depois de uma semana de especulações, desistências e pressões internas pelo cancelamento, e reconfigura o cenário de pesquisas e startups que seriam reveladas na conferência.

A organização deve anunciar nos próximos dias se haverá uma nova data neste ano, versão do conteúdo online ou se os planos seguem para 2021. Leia aqui o comunicado.

A intensa programação contava com mais de 4.500 palestrantes e 2.000 sessões de conteúdo.

Confira, a seguir, os temas que iriam pautar o festival, a partir da interseção entre tecnologia e criatividade e pré-curadoria da GoAd Media.

1. Reconfiguração da indústria de entretenimento

As tecnologias emergentes vêm intensificando bastante a concorrência nesse mercado e a disputa pelo engajamento dos fãs. Nesse cenário, performances musicais ao vivo passam a contar com XR e hologramas, enquanto os serviços de streaming sinalizam uma mudança de paradigma no universo dos games. Com a popularização do 5G e a prometida revolução na experiência móvel, mudanças ainda mais significantes são aguardadas nessa área.

2. Batalha eleitoral nos EUA

Que ferramentas e estratégias vêm sendo usadas por movimentos sociais para engajar os eleitores e promover mudanças positivas, diante campanhas de desinformação e das tentativas de desencorajar ou impedir que as pessoas votem? Esse é uma das discussões que iria pautar o SXSW, percorrendo as tracks Climate & Social Action, Government & Politics e Media & Journalism.

3. Empreendedorismo espacial

A possibilidade de comercializar viagens espaciais abre novas oportunidades de negócio, mas também traz novos desafios éticos e tecnológicos. O SXSW iria abordar o futuro desse setor nos próximos anos a partir de diferentes abordagens, presentes nas tracks Fantastic Future, Government & Politics, Space, Startups e Tech Industry & Enterprise.

4. Equidade no cannabusiness

Com a legalização se tornando um consenso nos Estados Unidos e grandes corporações entrando estrategicamente nesse mercado, uma questão que se coloca é se os pioneiros do setor serão tratados justamente. Esse era um dos enfoques sobre o qual o cannabusiness seria abordado no SXSW 2020.

5. Nova geração de líderes

Ativistas vêm impondo resistência diante do colapso de autoridade moral em Washington e da falta de políticas coerentes com relação a questões críticas como direitos das mulheres, controle de armas de fogo e emergência climática. Paralelamente, empresas privadas vêm percebendo que a produtividade e a receita crescem quando se assume posicionamentos sociais e políticos – ao passo que a omissão gera rejeição. O perfil e os desafios dessas novas lideranças também seriam abordados em várias tracks desta edição do SXSW.

6. Segurança de dados

O poder público, a mídia e as plataformas não têm conseguido reagir com a velocidade necessária à manipulação de informações e às ameaças contra a privacidade na sociedade em redes digitais. Inovações área vêm tentando responder à demanda por mais segurança e respeito aos cidadãos, mas será que são suficientes para lidar com a influência da propaganda personalizada e os casos de cybercrime praticados pelas próprias autoridades públicas? É uma das questões que o SXSW pretendia investigar.

7. Expansão do DTC: direto ao consumidor

Na medida em que acessar e processar os dados das pessoas vai deixando de ser algo difícil e caro, as empresas passam a se relacionar de forma cada vez mais direta com os clientes. O middleman perde espaço, e as organizações investem em seus próprios ecossistemas de informação. O SXSW pretendia discutir como esse fenômeno personaliza a comunicação em larga escala, promovendo uma expressiva mudança na relação entre marcas e consumidores.

8. Solidão no mundo conectado

Espaços digitais colaborativos despontam como alternativa para a crescente solidão causada pela falta de contatos pessoais, em um mundo cada vez mais conectado. No lugar das redes sociais mainstream, jovens usuários de internet estão usando games como Minecraft, Roblox e Fortnite para se relacionar. O SXSW iria debater até que ponto essas experiências virtuais podem ajudar a minimizar a solidão contemporânea.

9. Demanda por conteúdo original

O SXSW tinha na pauta a proliferação de novas plataformas de entretenimento e a crescente demanda por conteúdo original nessa indústria. Esse movimento é impulsionado por serviços de streaming e pela necessidade de oferecer conteúdo premium ­para conquistar os consumidores na disputadíssima Post-Peak Attention Economy – em que as empresas passam a concorrer até com as horas de sono dos seus clientes.

10. Personalização na medicina

O SXSW 2020 também enfocaria no avanço da medicina personalizada, a partir de tecnologias que ajudam a aumentar a qualidade de vida e permitem que os pacientes acessem informações de saúde específicas por meio dos seus dispositivos móveis.

Confira a programação completa do evento.

Nesta edição, o SXSW Insights conta com oferecimento do UOL Ad Lab e da Verizon Media, além do apoio da Associação Brasileira dos Anunciantes (ABA).

Para mais informações sobre análises setoriais e palestras in company, fale com a gente pelo e-mail contato@goadmedia.com.br.


– – –