Cannes Insights: o papel das agências no desenvolvimento de soluções de negócios

Quarto dia do LIONS Live destacou atuação do marketing na investigação de novos mercados e criação de produtos e serviços

Tradicionais parceiras na construção de imagem das marcas, as agências têm hoje o desafio de ir além da criação de campanhas e se envolvem em projetos que vão do desenvolvimento de produtos à reconfiguração dos modelos de negócios, em sintonia com a evolução das necessidades e valores dos consumidores. Neste quarto dia do LIONS Live 2020 – edição outubro, o evento analisou iniciativas que vão muito além de campanhas publicitárias, como ThisAbles e DO Black. O festival também discutiu os principais desafios e aprendizados do marketing na era da COVID-19.

Confira, a seguir, nossa curadoria de destaques nesta quinta-feira, na segunda edição do LIONS Live 2020.

Novos produtos e mercados

O projeto ThisAbles, criação da McCann Tel Aviv para a Ikea, é um grande exemplo de como as agências vêm ajudando seus clientes a desenvolver novos produtos, atingir mais pessoas e explorar nichos inéditos de mercado. Lançada em 2019, a iniciativa é voltada para as pessoas com deficiência, que representam cerca de 10% da população mundial.

A fim de reverter as dificuldades que muitas dessas pessoas enfrentam para utilizar móveis e acessórios de casa, a Ikea lançou uma série de peças complementares, que podem ser acopladas aos móveis da marca, aumentando sua acessibilidade. No site do programa, é possível fazer o download desses add-ons e imprimir em 3D, o que permite escalar a iniciativa globalmente.

O programa resultou em um aumento de 37% nas vendas dos móveis com add-ons e de 33% na receita da marca. “Se abriu uma oportunidade de negócio, todo um setor que não estava disponível até então”, destacou Michal Popov, VP Clients na McCann Tel Aviv. A agência passou a ser procurada por outros clientes interessados em desenvolver projetos como esse, reconfigurando a abordagem criativa.

ThisAbles segue na ativa e em expansão. “O projeto continua evoluindo, porque há uma demanda para essa idea. As pessoas nos mandam solicitações e soluções pelo site, e nós temos um time de designers trabalhando na produção de novos add-ons”, contou Adrian Botan, Chief Creative Officer na McCann Europa. “Se, inicialmente, você me dissesse que essa ideia inspiraria e ajudaria tantas pessoas, eu diria que isso nunca iria acontecer, mas aconteceu”, disse Eldar Yusupov, copywriter na McCann Tel Aviv, que é um dos autores do projeto e protagonista da campanha (foto acima).

Criatividade no setor de healh care

Mauro Arruda, diretor executivo de criação na FCB Health Brazil, deixou três recomendações para agências e marcas que atuam na área de saúde: go contactless (oferecendo experiências online cada vez mais convenientes e eficientes), go personal (recorrendo à inteligência artificial para desenvolver soluções cada vez mais personalizadas ) e go loud (explorando os assistentes de voz). Como referências em cada uma dessas áreas, ele citou os projetos SafeCode, The Algorithm of Life e Show and Tell – Alexa.


Lições e tendências do marketing

No painel CMOs in the Spotlight, Suzanne Kounkel, Chief Marketing Officer da Deloitte, apontou algumas das principais lições da pandemia para os líderes de marketing e tendências para o setor nos próximos meses. A executiva destacou o fortalecimento de uma cultura mais humana como um dos grandes aprendizados desse período, assim como a agilidade para tomar decisões e promover mudanças. Kounkel provocou os profissionais da área a encararem esse momento como uma oportunidade de criar um novo normal de forma muito deliberada, considerando o que querem fazer diferente daqui para a frente. Entre as prioridades do marketing nos próximos meses, ela elencou os seguintes pilares:

Mais investimento em dados e digital
Kounkel apontou esse segmentos como prioridade para o marketing nos próximos seis meses. Ela também destacou o foco em storytelling, de forma ousada e corajosa.

Mais foco em propósito
“Organizações com propósito claro vão sair mais fortes dessa crise. Como pessoas humanas, nós queremos fazer diferença, queremos saber que nossas ações contribuem para um bem maior”, destacou.

Mais transparência
Se tornou ainda mais importante comunicar o porquê das decisões estarem sendo tomadas, para que as pessoas realmente compreendam o que fundamenta essas escolhas, onde se quer chegar e qual o papel de cada um.

Mais vozes na mesa
“Os problemas são solucionados de forma mais criativa e eficiente quando há mais vozes e uma maior diversidade de perfis no processo. De uma certa forma, as reuniões virtuais realizadas durante o isolamento social terminaram permitindo incorporar mais pessoas às conversas”, afirmou.

Mais flexibilidade
Esse momento está impactando a vida das pessoas de formas muito diferentes. É importante, antes de tudo, reconhecer isso e não achar que há uma única solução, um único formato, uma única regra que funcione para todos. Se trata de disponibilizar várias possibilidades e escolhas para as pessoas, de acordo com cada circunstância.

Mais colaboração
Organizações que têm se provado resilientes nesse momento entendem a importância de trabalhar de forma colaborativa e fazer parcerias. “Cada um tem seus ‘superpoderes’. Ao combiná-los, chegamos a melhores e mais rápidos resultados”, ressaltou.