Economia dos creators amadurece e reconfigura relação com marcas

Setor impulsiona modalidades como social commerce, shoppable content e livestreaming shopping

Potente para o varejo, o marketing de influência é uma das prioridades para os CMOs em 2023. Estimada em US$ 100 bilhões, a creator economy apresentou um expressivo crescimento nos últimos dois anos, e deve seguir no radar do marketing e da publicidade no próximo ano. Essa é uma das tendências que apontamos no white paper Marketing Insights 2023, projeto proprietário da GoAd Media.

O relatório analisa temas, áreas e movimentos que devem moldar a agenda do marketing e de seus profissionais nos próximos meses. A iniciativa tem oferecimento do UOL e apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA). Além do white paper, o projeto conta com os formatos de palestra in company e webinar, que podem ser contratados sob demanda.

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O estudo Future of Creativity, publicado pela Adobe em 2022, revela que mais de 165 milhões de creators passaram a integrar esse setor nos últimos dois anos, totalizando 303 milhões de pessoas globalmente. O Brasil figura entre os países com maior expansão na área, com 73 milhões de novos creators nesse período.

Esse movimento vem impulsionando modalidades como social commerce, shoppable content e livestreaming shopping. Na relação com marcas e agências de publicidade, creators passam a participar das estratégias de criação e produção, trazendo mais autenticidade aos produtos e serviços cocriados com os anunciantes. Ações pontuais são substituídas por projetos mais perenes. E alguns creators tornam-se sócios das marcas, compartilhando a receita gerada a partir dessas parcerias.

Com a rapper Doja Cat, a organização Girls Who Code lançou um projeto que permitia criar um clipe musical com código personalizável

“Cerca de 75% das campanhas geradas por criadores de conteúdo são mais lembradas que as tradicionais. Os creators trazem conteúdo mais relevante para suas audiências”, diz Daniella Brissac, VP de marketing para o Brasil e CCX capabilities para a América Latina na Johnson & Johnson Consumer Health. A organização tem cerca de 80 creators em sua base, para geração e ativação de conteúdo relacionado a diferentes marcas do grupo, ao longo do ano.

Essa estratégia faz parte da comunicação fit por purpose, extremamente focada no perfil e nas necessidades do cliente. Uma das mais recentes parcerias da empresa nessa área foi entre a marca Neutrogena e a creator Manu Gavassi. “A ideia é que os creators tenham autonomia para criar e gerar conteúdo, de maneira mais livre, menos engessada, em sintonia com os perfis e objetivos das marcas”, diz Brissac.

Uma das mais recentes parcerias da Johnson & Johnson Consumer Health foi com a creator Manu Gavassi, em campanha da marca Neutrogena

Com o crescimento do marketing de influência, agências de publicidade também assumem novos papéis na relação com creators. Isso passa a ser um core business (até porque é um negócio que responde por mais de 20% do bolo publicitário). O envolvimento vai do briefing à gestão de crise.

Além do White Paper, a GoAd oferece o Marketing Insights 2023 em formatos In Company e Webinar.

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