Mídia digital: como os publishers diversificam seus modelos de negócio

Novos formatos de assinatura, comércio afiliado, soluções de tecnologia para terceiros e mais interatividade no streaming foram algumas das tendências apresentadas no SXSW 2022

Na saga por competitividade no acirrado ambiente digital, organizações midiáticas desenvolvem diferentes formatos de assinatura, experimentam mais em soluções tecnológicas e tentam explorar vertentes como commerce, sem perder a identidade e a credibilidade de suas marcas. Paralelamente, plataformas propõem novas ferramentas para produtores de conteúdo distribuírem e monetizarem seus projetos.

Esses foram alguns dos temas destacados pelo SXSW 2022 nos painéis sobre comunicação. Neste ano, o maior festival de inovação do mundo aconteceu entre os dias 11 e 20 de março. Como sempre, foi sediado em Austin (Texas, EUA). A GoAd Media fez uma potente e inspiradora curadoria de temas, tendências e cases do festival. Esse conteúdo será apresentado em formato de white paper e palestras in company, que podem ser contratadas sob demanda.

Confira, a seguir, key insights apresentados no SXSW com relação à diversificação dos modelos de negócio de publishers e creators profissionais.

Multibrand portfolio

Esse é o modelo adotado pela Vox Media, que se fortalece com a recente aquisição da Group Nine. Por meio de uma gama diversa de marcas editoriais, a organização procura expandir e otimizar as oportunidades de monetização e relacionamento, tendo em vista o desafio de manter uma atuação consistente com cada produto e perfil de audiência. Entre as variadas fontes de receita do grupo estão assinaturas, comércio afiliado, branded content, conteúdo para plataformas de streaming,publicidade, eventos e ad marketplace

“Nosso negócio é construído em torno de uma gama de diferentes e fortes marcas, e da monetização desses relacionamentos por meio de uma variedade de meios”
Pam Wasserstein, presidente da Vox Media

Soluções digitais

A Axios é uma das organizações midiáticas que passou a comercializar soluções digitais como fonte extra de receitas. Há cerca de um ano, o grupo lançou o Axios HQ, software para comunicação interna em empresas. Já com 250 clientes, sua meta é chegar a 600 até o fim do ano. Uma ressalva feita para iniciativas nessa área é a de que empresas de mídia continuam sendo exatamente isso, empresas de mídia, e não de tecnologia. 

VC: foco em audiências mal-atendidas

O que busca um investidor de venture capital no ecossistema de mídia? Demandas não atendidas e insights singulares sobre o setor. É isso o que está na mira de Charles Hudson, fundador e managing partner da Precursor Ventures. Ele citou como exemplo o investimento da empresa na Juggernaut, publicação com foco em pessoas e temas relacionados ao sul da Ásia, criada em 2019. “Como ninguém havia criado algo equivalente ao Business Time para essa audiência?”, questionou?

Estou sempre procurando demandas não atendidas e insights singulares sobre o setor”
Charles Hudson, fundador da Precursor Ventures

Premium subscribers

No campo das assinaturas, uma estratégia dos games que pode ser tomada como referência por publishers é o equilíbrio entre conteúdo gratuito e foco prioritário em assinantes premium. Esse foi um dos insights trazidos por Hudson, da Precursor Ventures. “Quando você olha para a monetização de games digitais gratuitos, há cerca de 3% a 5% das pessoas pagando uma quantidade quase ilimitada de dinheiro”, explicou. 

Mais interatividade no streaming

Voltada para creators profissionais, a plataforma Fireside busca intensificar a interação entre produtores de conteúdo e suas audiências. “O que está faltando no ambiente do streaming é participação”, defendeu Mark Cuban, cofundador do negócio, lançado no fim do ano passado. 

Na era do metaverso, a plataforma vai condicionar o acesso a determinados conteúdos à compra de NFTs. As ferramentas de produção, distribuição e monetização poderão ser licenciadas, mas, dentro do aplicativo, só haverá espaço para profissionais que passarem pela curadoria da Fireside.

Tem interesse em contratar e levar a palestra SXSW Insights 2022 para sua empresa? Envia um email para contato@goadmedia.com.br que a gente responde assim que possível com os detalhes.