White Paper: tendências, oportunidades e desafios da indústria criativa em 2020

A partir de curadorias em festivais internacionais e entrevistas com líderes da área, apresentamos os temas e compromissos que dominam a agenda da publicidade no ano da Covid-19

O ano de 2020 desafiou a sociedade, a economia e a ciência com velocidade e imprevisibilidade. Nos negócios, planejamentos foram refeitos abruptamente, considerando um mundo muito diferente daquele que se apresentava em janeiro. Na agenda da publicidade, temas que já tinham conquistado protagonismo – como propósito, efetividade e transformação digital – ganharam a urgência da execução.

O projeto Creative Insights 2020 traz uma afiada curadoria de tendências relacionadas à indústria criativa nesse ambiente tão transformador. A narrativa foi construída a partir dos festivais D&AD e LIONS Live (ambos realizados em junho, de forma virtual) e também de entrevistas com lideranças brasileiras da indústria da comunicação – que traçaram um panorama dos desafios das marcas diante das restrições impostas pela Covid-19.

ACESSE AQUI O WHITE PAPER

A responsabilidade das marcas

Um dos fenômenos destacados pelo white paper é a chamada era pós-propósito, em que a responsabilidade das marcas assume uma dimensão muito mais concreta e proativa, com foco na redução das desigualdades, na promoção da diversidade e na melhoria das condições humanas e ambientais. “O que as marcas estão efetivamente fazendo, e não só falando, é o que vale”, afirma Luiz Sanches, chairman e CCO da AlmapBBDO.

A pauta antirracista é um dos compromissos que se impõe nesse contexto, exigindo metas que assegurem mais inclusão e representatividade. “Se posicione contra o racismo – senão você é cúmplice. Assegure a contratação de pessoas pretas para cargos com poder de decisão. Construa um fórum seguro para a discussão do tema nas empresas”, convoca Alex Bennett-Grant, CEO da We Are Pi, que apresentou no LIONS Live uma pesquisa-manifesto sobre o racismo na publicidade.

O desafio da transformação digital

O report também mostra como a pandemia de Covid-19, e o consequente isolamento social, aceleraram a digitalização de experiências e serviços. Entre as tendências que despontam nesse cenário está o shopstreaming, comércio de produtos por meio de lives, que inicialmente se popularizou na China e começa a se propagar nos mercados ocidentais, como o Brasil.

Processos como esse evidenciam a importância da transformação digital, que vai muito além de investimentos em ferramentas e sistemas. “É sobre mudança dos modelos de negócio. É sobre fazer sentido para as pessoas. E isso mexe com a cultura das organizações”, diz Ronald Ng, Global Chief Creative Officer da Isobar.

O poder da criatividade

Em um momento de superlativa transformação de hábitos de consumo, valores e expectativas, o Creative Insights aborda o poder do marketing para engajar as pessoas, garantir relevância e impulsionar vendas.

Apresentamos um índice criado pelo Cannes Lions e pela consultoria WARC para mostrar os fatores que garantem a eficácia das campanhas publicitárias, a partir de trabalhos premiados no festival ao longo da última década.

Analisamos, ainda, o perfil dos novos influencers, a explosão do TikTok durante a pandemia e o potencial do storytelling e das tecnologias imersivas para aproximar marcas e pessoas.

“Estamos tentando criar novas formas de engajar e entreter os consumidores. Mas, desde já, é possível afirmar que a conexão emocional das histórias que contamos nunca foi tão importante”, diz Bozoma Saint John, CMO da Netflix e uma das speakers do LIONS Live.

Além do White Paper, a GoAd Media oferece o Creative Insights 2020 em formato de Webinar.

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