RP: como a área foi abordada no Cannes Lions

Categoria 'Public Relations' destacou peças criativas desenhadas como earned first, alinhadas com a essência da marca e que tenham obtido resultados expressivos

“A ideia do PR é que chame a atenção, crie uma consciência e comece um movimento”, disse Patricia Bartuira, jurada brasileira em PR Lions na última edição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, realizada em junho.

O ponto em comum entre os principais trabalhos vencedores é a entrega de resultados robustos com pouco ou quase nenhum investimento em mídia.

Em tempos da exaltação da xenofobia, The Most German Supermarket, do Edeka Zentrale, deixou vazias as prateleiras de um supermercado ao retirar todos os produtos que não são produzidos na Alemanha. A mensagem simples e poderosa criada pela agência Jung von Matt AG mostra o quão importante é a diversidade.

Já o case brasileiro This Coke is Fanta, da David, trouxe um jargão preconceituoso, porém popular, para tocar na questão da homofobia de um jeito divertido e estimulante. Ambos mereceram Ouro.

O GP de PR para Trash Isles, da Plastic/Ladbible, mostra a força doambiente digital para criar engajamento. O país fictício de plástico criado para a ação cadastrou mais de 200 mil cidadãos online. Além de um banco de dados segmentado gigantesco, ganhou a atenção do mundo para o problema do descarte do plástico nos oceanos.

Interessante é observar que embora a área de relações públicas esteja ganhando mais relevância no mercado, são as agências de publicidade ainda que dominam os prêmios e as inscrições da categoria.