ESG: a potência do storytelling para promover inovação e inclusão

Marcas são convocadas a usar o poder da criatividade para gerar transformações positivas e sustentáveis na sociedade

O poder da criatividade foi um dos grandes temas do Cannes Lions 2022, maior festival de criatividade do mundo, neste ano realizado entre os dias 20 e 24 de junho, em Cannes (França). Reunindo grandes líderes da comunicação, o evento destacou a potência do storytelling não apenas para gerar inovação e resultados positivos para as marcas, mas para transformar a sociedade como um todo e contribuir para a construção de um futuro mais inclusivo.

Ícone da indústria de marketing, Marc Pritchard, CBO da P&G, abordou a potência criativa a partir da experiência direta da marca. Pritchard mostrou como a criatividade é catalisadora de avanços dentro da companhia, nas mais diversas frentes: do desenvolvimento de games e serviços digitais para consumidores a parcerias com criadoras e criadores negros que fomentam a inclusão.

O executivo listou três pilares do marketing na multinacional: a criatividade deve ser pessoal, comunicar performance e construir relacionamentos confiáveis. “Quando mistura tudo isso, ela prospera e abastece o crescimento – e o bem”, resumiu.

A força das histórias para promover transformações foi discutida por Malala Yousafzai, Prêmio Nobel da Paz em 2014 (foto no topo, durante apresentação no Cannes Lions). A ativista paquistanesa foi homenageada com o Cannes LionHeart 2022, prêmio concedido a pessoas que efetivamente fazem diferença em uma sociedade. Ela é fundadora da Malala Fund, organização sem fins lucrativos que trabalha para dar oportunidade às mais de 130 milhões de garotas que estão fora da escola em todo o mundo.

A ativista paquistanesa Malala Yousafzai explicou, no Cannes Lions, por que aposta nas narrativas para mobilizar o mundo: “Minha história é a de muitos. Ao contar a minha, jogo luz sobre um problema que ameaça milhões de pessoas”.

O storytelling também foi abordado pelo ator Ryan Reynolds, que está rapidamente se tornando uma referência na publicidade após empreender na área. Reynolds é CCO da MNTN e cofundador da Maximum Effort.

No Cannes Lions, Reynolds destacou o valor da diversidade para o storytelling. “É totalmente egoísta: eu quero histórias melhores, e histórias melhores são contadas por meio de diversidade, de perspectivas únicas e de opiniões complexas”, defendeu.

O projeto Cannes Insights 2022, da GoAd Media, apura e analisa temas, movimentos e tendências que emergem a partir do Cannes Lions, o mais importante festival de criatividade do mundo, com oferecimento do UOL e apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA)

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Fotos: Cannes Lions Press