Cannes Insights 2022: engajamento e conversão no metaverso

Veja o que sinalizam cases premiados e tendências apresentadas no Cannes Lions 2022, o maior festival de criatividade do mundo

Ainda em fase de experimentação, o metaverso vai gradualmente deixando de ser apenas um hype para sinalizar significativas possibilidades de engajamento e conversão nos ambientes imersivos. Embora tratado de forma ainda tímida, o tema foi abordado em painéis de conteúdo e projetos premiados no Cannes Lions 2022, maior festival de criatividade do mundo, realizado em junho, em Cannes (França).

O festival enfatizou a potência da Web3 para reforçar o engajamento e se relacionar com comunidades de forma mais efetiva ­– grande diferencial com relação à Web2, como pontou a empresária e influenciadora Paris Hilton, CEO da 11:11 Media.

“A Web2 era sobre construir uma audiência, enquanto a Web3 é sobre construir comunidades”, afirmou Hilton. Ela destacou, particularmente, o surgimento de novos influenciadores digitais, personagens virtuais que serão celebridades e irão roubar negócios de influenciadores reais. “Isso vai mudar a história”, cravou.

Aqui no Brasil temos um exemplo bem consistente nessa área que é a Lu do Magalu, maior influenciadora virtual do mundo, que hoje personifica a marca. Esse case foi premiado no Cannes Lions 2022 com um Leão de Ouro na categoria Social & Influencer (vídeo a seguir). 

A expansão da Web3 reconfigura o conceito de propriedade digital e abre caminho para novos modelos de negócio nos ambientes imersivos. Um case também premiado no Cannes Lions 2022 e que aponta já uma maior maturidade das marcas nesse sentido é The First Meta Sneaker, da Under Armour (vídeo a seguir).

Explorando o formato NFT, a marca criou um tênis que pode ser usado em quatro diferentes metaversos, algo ainda inédito. O modelo foi desenvolvido em parceria com o jogador de basquete Stephen Curry e transita por Decentraland, The Sandbox, Gala Games e RKL. No Cannes Lions 2022, o projeto foi premiado com Leões nas categorias Social & Influencer, Entertainment e Creative Commerce.

Um recado para as marcas que pretendem atuar na Web3 veio de Marc Mathieu, cofundador e SVP do Web3 Studio, também presente no festival. “É preciso desenvolver um roadmap no qual a marca cria utilidade para a sua comunidade. Idealmente, essa utilidade inclui algum propósito que cause impacto. Você tem que fazer agora, mas tem que fazer do jeito certo”, afirmou.

Outra preocupação destacada no Cannes Lions foi a construção de relacionamentos éticos e de ambientes seguros e inclusivos, com o objetivo de fundamentar o chamado “betterverse” (termo que alude à palavra better, em inglês, significando algo como um universo melhor). “É sobre integrar bem-estar social e segurança no mundo virtual que estamos criando”, enfatizou Cassandra Napoli, sênior strategist na WGSN Insight. “Precisamos construir mundos virtuais dos quais as pessoas queiram fazer parte – por serem inclusivos, diversos e seguros.”

O projeto Cannes Insights 2022, da GoAd Media, apura e analisa temas, movimentos e tendências que emergem a partir do Cannes Lions, o mais importante festival de criatividade do mundo, com oferecimento do UOL e apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA)

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