Cannes Insights: principais temas e palestrantes do maior festival de criatividade do mundo

Elencamos as pautas que refletem desafios da indústria e as apresentações imperdíveis desta edição do evento

Mais de 16 mil participantes de 95 países e 32.372 projetos inscritos em 26 categorias pensadas para reconhecer o melhor da criatividade mundial. A partir da próxima segunda-feira, 18, até sexta-feira, 22, acontecerá a 65ª edição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, que passou por mudanças para se adequar e refletir o atual momento da indústria.

Além de concentrar as atividades em cinco dias – até ano passado, eram oito – há uma orientação mais clara da programação com foco em efetividade. Em busca de relevância, Cannes deve reforçar o impacto da comunicação nos negócios de grandes marcas globais. Entre os nomes de marketing, Marc Pritchard, Chief Brand Officer da P&G, maior anunciante do mundo, é um dos destaques.

Nesta análise do nosso projeto de curadoria de tendências Cannes Insights 2018 – que tem oferecimento de Google e Oath e apoio da Associação Brasileira dos Anunciantes (ABA) – mostramos alguns dos principais palestrantes e painéis desta edição do festival, que terá seu conteúdo dividido em nove diferentes tracks, as quais explicamos abaixo.

COMMUNICATION TRACK

Os painéis desta área vão explorar o poder transformador da criatividade e das grandes campanhas nos negócios dos clientes. Entre os palestrantes, o brasileiro Fernando Machado, CMO do Burger King e presidente do júri de Creative Effectiveness, mostrará de que forma o “hacker mindset” pode ser disruptivo no processo criativo. A Chief Brand Officer do Uber, Bozoma Saint John, também fala nesta track.

CRAFT TRACK

Redatores, diretores de arte e diretores criativos poderão explorar nesta área o que acontece quando as técnicas tradicionais são combinadas com tecnologia de ponta. A definição de craft está em constante evolução e isso deve ficar claro em apresentações como a de Christian Mix-Linger, CEO da Track & Fields.

ENTERTAINMENT TRACK

Esta área aborda as oportunidades que marcas e artistas podem explorar além das fronteiras da publicidade. O festival quer destacar como o entretenimento multicanal pode ser transformador para conectar marcas, artistas e fãs. Entre os palestrantes destra track, destaque para o músico Johnny Marr.

EXPERIENCE TRACK

Debatedores e especialistas do setor vão explicar por que todo mundo adora o momento “wow”. Esta é a track para os fanáticos pela experiência do cliente e os interessados ​​em insights, design e transformação multicanal. Entre os keynotes, Angela Ahrendts, VP da Apple para o Varejo, e David Shing, Digital Prophet da Oath.

GOOD TRACK

Nesta área, políticos, ONGs, humanitários, profissionais de marketing e criativos premiados vão debater de que forma a publicidade e as ideias em torno dela podem que mudar cultura e impactar positivamente a sociedade. A escritora e atriz feminista Issa Rae é uma das palestrantes.

HEALTH TRACK

Esta área atrai líderes de empresas farmacêuticas, de biotecnologia, gestores de marcas em empresas de diagnóstico de ponta e fabricantes de produtos para a saúde. Nela, será possível encontrar criativos premiados de agências de marketing de saúde, os fundadores dos novos players disruptivos e os investidores que facilitam a mudança, entre eles, Alison Lewis, CMO da J&J Consumer.

IMPACT TRACK

É a área para ouvir alguns dos principais profissionais de marketing do mundo compartilharem dicas sobre criatividade e técnicas usadas para medir, valorizar e aferir a eficácia das comunicações de marca. A track Impact é para quem quer impulsionar o crescimento e o valor da marca, aumentar a participação no mercado e mudar produtos. É onde falará Marc Pritchard, Chief Brand Officer da P&G, maior anunciante do mundo.

INNOVATION TRACK

Se você se preocupa com invenções, interrupções e transformações, o Innovation Track cobre tudo o que há para saber sobre cultura, parcerias, estratégias e práticas, bem como produtos, dados e tecnologias que impulsionam a criatividade – direto das pessoas que mudam o mundo todos os dias. Entre os palestrantes, está Yogiraj Graham, diretor global do content lab da Intel

REACH TRACK

Esta área é essencial para qualquer pessoa interessada em fidelizar e expandir o público-alvo da marcas. Reach é onde você descobre a pesquisa, a estratégia e o planejamento que permitem que as marcas envolvam os consumidores de forma eficaz na jornada entre os insights e os olhos. É sob esta área que acontecerá a palestra de Susan Wojcicki, CEO do YouTube.

A seguir, a nossa curadoria de palestras para cada dia de festival:

Segunda, dia 18

10h30 – WakeUp With The Economist

Local: Cannes Lions Beach

11h – Technology is at the heart of Beauty

Local: Innovation Stage, Palais II

12h – The Rise of Hackadvertising

Local: Lumiére Theatre

17h – Advertise like you give a Damn: The Future of Effectiveness

Local: Débussy Theatre


Terça, dia 19

10h30 – Diversity – a Values Issue and Business Imperative

Local: Limiére Theatre

 11h – Taking Risks and Bulding Brands

Local: The Forum, Palais I

14h – The New Innovation Model

Local: Innovation Stage, Palais II

16h15 – Humanity Wins

Local: Débussy Theatre

 

Quarta, dia 20

11h – Founder`s Formula: Pioneeiring for Purposeful Growth

Local: Lumiére Theatre

12h – Reimagining The Retail Experience

Local: Lumiére Theatre

15h – Taking on the Next Transformation

Local: Lumiére Theatre

 

Quinta, dia 21

 10h – Rebecca Minkoff on Modern Brand Bulding

Local: The Forum, Palais I

10h15 – A CMO Zeitguide to What Matters

Local: Salle De Presse, Palais I

12h – What Creativity Can Do

Local: Lumiére Theatre

16h50 – Effectiveness in Marketing and Creative Agencies

Local: Salle De Presse, Palais I

 

Sexta-feira, dia 22

 11h – Creating Anchors of Hope in a Stormy World

Local: The Forum, Palais I

 12h – Sir Martin Sorrel in Conversation with Ken Auletta

Local: Lumiére Theatre