Cannes Insights: melhor ideia do ano e os Leões contra estereótipos de gênero

Último dia de festival reconheceu os projetos mais criativos e impactantes do ano

É do Burger King a melhor ideia do ano no 66º Festival Internacional de Criatividade de Cannes, que termina nesta sexta-feira, 21. Ao revelar o aguardado Titanium Grand Prix, jurados destacaram The Whopper Detour, criado pela FCB NY, pela ousadia e coragem da marca, capacidade de engajamento e resultados em vendas.

Durante a campanha, o sanduíche mais famoso do Burger King foi vendido a apenas US$ 0,01. Detalhe: para participar da promoção, a pessoa precisava estar em uma loja do concorrente McDonald’s (ou, no máximo, a 100 metros de uma). O pedido era feito pelo aplicativo do Burger King e, depois, retirado em uma loja da rede, localizada nos arredores.

A mensagem que o Júri passa ao premiar o projeto conecta engajamento a efetividade, com destaque para o papel do mobile gerando tráfego para a loja física.

https://www.youtube.com/watch?v=qlOJXVnDqnc

A categoria também se conecta a outros temas transversais deste ano no Cannes Lions. Entre eles, marcas promovendo a acessibilidade a produtos e serviços. Foi o que garantiu um Titamium Lion à Microsoft, com Changing The Game, criado pela McCann NY. Trata-se do desenvolvimento de novos controles remotos adaptados às necessidades de pessoas com dificuldade ou deficiência motora.

Nike Dream Crazy, assinado pela Widen+Kenedy Portland, também levou Leão em Titanium. Afinal, não é qualquer empresa que banca um videocase com os consumidores queimando seus produtos. Na campanha, a Nike comemora o posicionamento Just do It, escalando personalidades que assumiram e defenderam causas polêmicas.

Titanium concedeu 6 Leões; nenhum para o Brasil.

GLASS
Leões pela mudança e transformação

A categoria criada para premiar projetos que promovem mudanças de cultura na publicidade destacaram, neste ano, ótimas campanhas que combatem estereótipos e reforçam a importância da igualdade de gêneros. O Grand Prix The Last Ever Issue foi para Gazeta PL, Mastercard e BNP Paribas, que se juntaram com a VMLY&R da Polônia para promover uma conversa sobre machismo. Para tanto, eles compraram a revista pornográfica mais famosa do país, e produziram sua última edição com mensagens contra a exposição estereotipada da mulher.

Destaque ainda com Leão de Ouro para Viva la Vulva, da AMVBBDO para Libresse/Body Form. O filme de três minutos vem com a trilha Praise You, e mostra objetos coloridos que lembram o órgão genital feminino. A campanha, que promove um gel íntimo para mulheres, enfoca o formato das vulvas, buscando quebrar tabus sobre o tema e fazer com que meninas jovens se sintam confortáveis em seu próprio corpo.

Glass revelou 8 Leões; 1 para o Brasil.

FILM
Formato e linguagem fluidos para TV e digital

A categoria mais antiga do Cannes Lions premiou com Grand Prix a campanha do jornal The New York Times em favor do jornalismo profissional, criada pela Droga5 NY. Cinco filmes diferentes compõem a comunicação, que aposta em linguagem fluida, storytelling e execução impecável. A série leva espectadores para dentro das coberturas jornalísticas com a equipe de reportagem do jornal. As peças funcionam em canais digitais, assim como na TV.

https://www.youtube.com/watch?v=PZJdKuTRN5E

A categoria também dá um sinal importante sobre a quebra do comercial tradicional de 30″ para TV ao premiar com 3 Leões a campanha brasileira The Endless Ad, da Wieden+Kennedy SP para Old Spice. A peça entrou para o Guinness Book como o anúncio mais longo da história, exibido por 14 horas ininterruptas no canal Woohoo.

A ação divulgava a tecnologia Durascent, cuja promessa é um desodorante que “dure para sempre”. O filme é constituído por um comercial dentro de outro, e conta com a presença do ator Terry Crews, embaixador da Old Spice.  

https://www.youtube.com/watch?v=m4N_fmVBcd0

A outra peça brasileira premiada foi  Coma: A Getty Images Original Series, da AlmapBBDO para Getty Images, com Prata.

Film entregou 78 Leões, dos quais 4 são brasileiros.