Cannes Insights: índice de hospitalidade LGBT, tecnologias funcionais e engajamento chinês

Projetos de Creative Data e Innovation mostram poder transformador da tecnologia na sociedade, na cultura e na economia


A interseção entre dados e criatividade faz surgir projetos tão incríveis quanto seus propósitos. Nos Leões revelados nesta quinta-feira, 21, no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, nosso destaque vai para a categoria Creative Data. Nessa área, jurados reconhecem os trabalhos que demonstram harmônica execução a partir do uso, da interpretação ou da aplicação de dados.

Plataformas de serviços aparecem como tendência entre os premiados, com relevância e contexto no tipo de oferta. É o caso de Destination Pride, site que oferece um índice de hospitalidade para a comunidade LGBT ao redor do mundo. Criado pela FCB Toronto para a PFlag Canada, o trabalho usa cores da bandeira do arco-íris para apontar os destinos mais amigáveis ao público independentemente do seu gênero ou orientação sexual.

Do Brasil, o projeto NEXT, da R/GA para o Bradesco, foi um dos destaques em Creative Data. Trata-se do banco digital 100% mobile que permite mais do que transações e posiciona-se como uma rede social. Pelo app, é possível conectar amigos, fazer “vaquinha” para objetivos pré-determinados e tirar dúvidas em tempo real. Com navegação fluida, UX poderoso, estética e linguagens jovens, NEXT coloca uma das maiores instituições financeiras do Brasil no segmento dominado pelas fintechs.

ALÔ, GOOGLE
Telefone e AI conectam regiões isoladas da Colômbia

 Uma linha de telefone tradicional para consultar o Google Assistant. A ideia criada pela MullenLowe Bogotá em parceria com o Google para o Ministério de Telecomunicações da Colômbia garantiu o Grand Prix na categoria Innovation. No contexto de um país onde muitas pessoas ainda não possuem acesso à internet, My Line conecta, de um jeito tradicional, quem não pode fazer consultas à web. A aparente simplicidade esconde uma robusta Inteligência Artificial alimentada com uma infinidade de conteúdos e apta a responder aos comandos de voz.

 

Em Innovation, aparece como tendência a funcionalidade das tecnologias. A inovação faz sentido se resolver uma necessidade das pessoas. É o caso do projeto Touching Masterpieces, experiência Realidade Virtual da National Gallery de Praga que permitiu a deficientes visuais experimentarem esculturas no espaço virtual, usando luvas de VR adaptadas. Quando a pessoa com a luva estende a mão para tocar algo, sensações de profundidade e textura são enviadas por meio de vibração.

INOVAÇÃO MADE IN CHINA
Como engajar 1 bilhão de pessoas 

No painel Creating Exceptional Experiences for One Billion Users, Seng Yee Lau, chairman da Tencent Advertising, destacou algumaS das estratégias da companhia para ganhar o coração dos chineses e fez provocações sobre a responsabilidade das marcas em conscientizar as pessoas sobre o uso que elas fazem da tecnologia.

A Tencent é um dos maiores conglomerados de empresas do mundo e atua em diversos segmentos digitais, como social media, entretenimento, tecnologia, serviços, bancos digitais,  entre outros, reunindo gigantes como WeChat (o WhatsApp da China) e QQ Wallet.

Para Lau, os seres humanos são pautados por dois sentimentos que parecem controversos. “As pessoas são naturalmente creators e gostam de se conectar, mas por outro lado, querem ser diferentes e independentes.  Essa diferenciação é de fato a única coisa que todos compartilhamos”, destacou. Conseguir equilibrar conectividade e independência é a chave para desenvolver experiências para um bilhão de usuários, segundo o chairman.

A partir de cruzamento entre algumas de suas empresas, a companhia atingiu resultados expressivos, como o da campanha 99 Charity Day,que escolheu 9 de setembro como o dia nacional para fazer doações por meio da combinação entre o WeChat e as soluções de mobile payment da companhia. Em 2017, foram arrecadados 1.3 bilhão de ienes, de mais de 12 milhões de doadores, para mais de 6,7 mil ONGs selecionadas.

Projetos como esse, que seguem linha filantrópica, dizem muito sobre como a Tencent vem trabalhando para o futuro, no qual os seres humanos serão cada vez mais poderosos a partir do uso da tecnologia. “Nos preocupamos em levar mensagens para que as pessoas se conscientizem do poder que elas têm e usem isso para o lado bom da forca”.

Por isso, a companhia está direcionando seus esforços em três questões fundamentais: impacto que a tecnologia vai causar nas profissões, na educaçãoe na diversidade. Citando a célebre frase que ficou eternizada pela personagem Malcom X – “If You don’t stand for something, you’ll fall for anything” – Lau questionou a responsabilidade das marcas no futuro que elas estão ajudando a criar.