Cannes Insights: Almap simboliza o bom e o ruim da publicidade brasileira

Agência esteve em evidência nesta edição do festival liderando número de Leões e campanha elogiada para HP, mas sofreu arranhão por causa de anúncios duvidosos criados para prêmio

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A devolução de dois Leões de Bronze conquistados no Cannes Lions graças a uma campanha para Aspirina causou um arranhão desnecessário à AlmapBBDO.

Com sobras a brasileira mais premiada na história do festival, a agência está em evidência nesta edição: o ex-sócio Marcello Serpa conquistou com merecimento o Leão de São Marcos, a maior homenagem do festival concedida a um indivíduo; o atual sócio Luiz Sanches é membro do júri de Titanium Lions, o mais prestigioso da competição; e a agência ainda se destaca criativamente, tanto pelo número de Leões que a credenciam à disputa de Agência do Ano, mas principalmente pelo case Magic Words, para HP, que levou Ouro e quase faturou o Grand Prix em Cyber Lions.

Para quem não conhece, essa campanha fez a agência e o cliente percorrerem o país, de São Paulo à Amazônia, com uma multifuncional da marca para ouvir histórias de pessoas que não sabem ler e escrever. Suas narrativas foram impressas por comando de voz, em tempo real, e deram origem a um livro – cujo prefácio é assinado pelo jornalista Gilberto Dimenstein. A ação foi possível graças a uma tecnologia da HP, que possibilita a impressão instantânea da fala dos usuários. Grande ideia, uso criativo da tecnologia e impacto social relevante: um case praticamente perfeito.

Na outra ponta, a agência precisou lidar com a crise causada pelos anúncios Calma amor, não estou filmando isso (.Mov), Até parece que estou gravando isso (.MP3) e Tá tudo bem, não estou anotando nada (.Doc). A campanha foi acusada de ser sexista pela imprensa internacional, especialmente por Cindy Gallop, ex-chairman da BBH nos Estados Unidos, e massacrada nas redes sociais. Um cenário muito negativo, ainda mais em um ano em que a diversidade foi um dos principais temas do Festival.

Em comunicado, a Bayer rechaçou as peças e disse que a AlmapBBDO criou a campanha apenas para inscrição em Cannes e que a veiculação foi paga pela própria agência. Um constrangimento sem tamanho em relação ao cliente, às mulheres, ao festival e aos fãs do trabalho da agência.

A participação da AlmapBBDO no Festival de Cannes representou o melhor e o pior da publicidade brasileira.

Pela qualidade de trabalhos reais que vimos do Brasil por aqui, inclusive da própria Almap, temos certeza de que nossas agências podem pensar em projetos relevantes como Magic Words e menos em anúncios fantasmas para aumentar artificialmente o número de Leões conquistados.

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