Cannes Lions: 10 grandes questões que o festival pretende responder

Evento acontece entre 17 e 21 de junho e deverá reunir mais de 15 mil profissionais de criatividade, marketing, tecnologia e negócios


No lançamento do nosso projeto de curadoria Cannes Insights 2019, trazemos as 10 principais questões que o Festival Internacional de Criatividade de Cannes pretende responder na edição que acontece entre os dias 17 e 21 de junho. Desafios da indústria como um todo, temas relacionados a propósito, performance e experiências se destacam na programação deste ano.

A partir desta semana, e diariamente durante o evento, publicaremos análises, direto de Cannes, com os insights captados com os jurados e criativos premiados, nas conferências de conteúdo e nos bastidores dos debates.

Após o festival, divulgaremos o White Paper Cannes Insights´19 com as tendências por categoria. Já o formato de apresentação in company sobre a edição deste ano estará disponível para o mercado a partir do dia 1º de julho.

Confira a seguir as grandes questões deste ano – e as sessões essenciais para encontrar as respostas:

1. Como se infiltrar na cultura popular e se manter relevante, em escala?

Entre as principais sessões sobre esse tema, está o painel sobre “Pushing Culture Forward: The Gucci & Dapper Dan Story“, que vai abordar como identificar os melhores colaboradores para a marca (no timing certo); como gerenciar uma crise de imagem usando a criatividade; e por que é crucial para os negócios se posicionarem como parte da solução e não do problema. A sessão terá a participação de Steve Stoute, fundador e CEO da da Translation, e de Robert Triefus, Executive Vice President, Brand and Customer Engagement da Gucci – que vão destrinchar a virada na relação da marca com o ícone do hip-hop Dapper Dan.

Já o painel “The Outsiders: Understanding Culture, Harnessing Perspective, Creating Change” vai enfocar a criatividade a partir da perspectiva do outro, o valor da diversidade e a potência de colaborações inesperadas. A atriz Sophia Bush; o CEO da Neuro-Insight US, Pranav Yadav; e o Vice Presidente Executivo da T-Mobile, Nick Drake, compartilham histórias pessoais e aprendizados sobre o tema. 

Para falar sobre o fenomenal sucesso do método KonMari, Marie Kondo e seu marido, Takumi Kawahara, apresentam a palestra “Less Stuff. More Joy: Life-Changing Japanese Creativity”

Na sessão “From Design Thinking to Design Feeling“, Ivy Ross, VP de Design and Services do Google, mostrará de que forma o processo criativo pode se aproximar dos anseios das pessoas por meio de métodos e análise de dados.

2. Como encontrar o equilíbrio entre propósito e lucro?

Em uma sociedade polarizada, há lugar para o ativismo de marca  – e como se pode fazer isso de maneira autêntica? O quão importante é o propósito de uma marca para os millenials e como construir marcas verdadeiramente fundamentadas em princípios éticos?

Essas são algumas das questões que serão discutidas dentro desse tema, com apresentação de cases que vêm inspirando transformações positivas e, também, discussões sobre o perigo de errar a mão e acabar prejudicando a reputação da marca. 

Nas sessões diárias “Wake Up With The Economist“, a pauta propósito e negócios sustentáveis será uma das principais entre CEOs e CMOs convidados. Destaque para a agenda que reunirá líderes de marketing da Diageo, O2 e Verizon Communications.

3. Como a estratégia criativa impacta a performance e o crescimento das marcas?

Na sessão “Why did we stop thinking?”, Richard Shotton, autor de Choice Factory, e Tesa Aragones, Chief Marketing Officer na VSCO, apresentam estratégias concretas para as marcas que buscam se conectar com a verdade humana – abordando a importância de colocar os desejos, valores e necessidades das pessoas no centro de tudo o que a marca faz e, também, os principais erros das empresas em suas abordagens de marketing. 

4. Como as tecnologias emergentes aprimoram o storytelling?

O escritor, poeta e educador Kwame Alexander, o músico Randy Preston e o time por trás de Sesame Street discutem o desafio de engajar a audiência e como o storytelling pode transformar a sociedade nas sessões “Inspiration is undefeated” e “Storytelling with impact: how Sesame Street Changed the World“.

Em “Comedy Rules“, o escritor e diretor Jonathan Lynn e seu filho, Teddy Lynn, CEO de Episode Four, revelam o que, de fato, torna algo engraçado. A conversa vai girar em torno do uso de VR e AR para promover empatia.

Para responder essa questão, aparece neste ano um painel super interessante sobre o poder do Blockchain para a criatividade, apresentado por Simon Gill, Chief Experience Officer da Isobar. A conferir!

5. Como usar a criatividade para oferecer experiências excepcionais ao consumidor?

Na palestra “The Reimagined Consumer Experience“, Marc Pritchard, Chief Brand Office na P&G, vai mostrar como um dos maiores anunciantes do mundo está liderando a inovação e transformando a experiência de consumo. 

No painel “Marketing Transformation and the Quest for Multisensory Brand Reinvention“, Raja Rajamannar, CMO da Mastercard, vai discutir a transformação do marketing na cultura digital imersiva e a necessidade de as marcas se reinventarem – a fim de estabelecerem relações mais profundas com as pessoas, em um nível multissensorial. Se Rajamannar repetir um pouco do que apresentou na última edição do SXSW, o tema áudio e o caminho das marcas para a era da voz aparecerá com destaque.

Na sessão “Lessons from David & Goliath: Rules on Building an It-Brand“, Kara Goldin, CEO da Hint Water, Harry Kargman, CEO da Kargo, e Marisa Thalberg, Global Chief Brand Officer da Taco Bell, vão discutir a nova fórmula de sucesso de uma marca e como organizações da nova e da velha economia podem aprender e evoluir juntas. 

6. Quais são os modelos de negócios mais prósperos da nossa indústria?

Em The Cannes Lions Debate, Justin Billingsley, CEO da Publicis Emil, Paulie Dery, Executive Creative Director da Uber, Teresa Herd, consultora, e Vicki Maguire, Chief Creative Officer da Grey London, com a moderação de Philip Thomas, Chairman do Cannes Lions, discutem a implantação de núcleos de criatividade in-house e questionam: “Will In-housing Creativity Fail

Já a sessão “Game of Change”  apresenta Conrad Fritzsch, Head of New Agency Model na Daimler, que aborda o desafio de transformar um negócio na era dos dados.

Também vale colocar na agenda a conversa entre Sir Martin Sorrel, Chairman da S4 Capital, e Mariam Goodwell, CEO do Burning Man Project. Daí, certamente virão ideias e pilotos que podem inspirar novos modelos de negócios na nossa indústria.

7. Como promover a diversidade de pensamento?

Maitheryi Jagannathan, P&G’s Associate Marketing Director of Healthcare, e Ajay Vikram, CCO da Publicis Singapore, abordam o papel das grandes marcas no sentido de desafiar estereótipos e inspirar os clientes a fazerem diferença na sociedade. 

Outro painel imperdível sobre diversidade será encabeçado por Madonna Badger, CCO da Badgers & Winters, que no ano passado presidiu o júri de Glass Lions.

8. Como a criatividade gera vantagens competitivas em curto e longo prazos?

Marcas, agências e novos players debatem o valor da criatividade. Entre eles, Eco Moliterno (Chief Creative Officer na Accenture Interactive), Gail Horwood (CMO na Kellogg) e Alexander Schill (Chief Creative Officer do Serviceplan Group).

9. Como se conectar aos consumidores onde eles estiverem – tanto no universo físico como no digital?

No painel “Fast, Cheap AND Great: Breaking the Laws of Marketing Physics“, Brad Hiranaga, Chief Brand Officer da General Mills para a América do Norte, mostra como uma cultura de crescimento e a abordagem de negócios típica das startupspodem transformar a forma de as marcas tradicionais operarem – permitindo inovar com qualidade, rapidez e menores custos.

Na sessão “Driving Transformation in the Digital Age“, Lubomira Rochet, Global Chief Digital Officer da L’Oréal, vai mostrar como novas tecnologias, modelos de negócio, talentos e marcas estão redefinindo a empresa – e o setor de beleza. 

Já o professor Scott Galloway vai  abordar  as principais tendências, desafios e inovações que se apresentam para as organizações e líderes digitais na apresentação “State of Commerce 2019“. 

10. Como corrigir problemas relacionados a confiança, ética e transparência na comunicação criativa?

Gigantes da tecnologia, anunciantes e provocadores discutem como recuperar a confiança do consumidor na indústria de comunicação e marketing – abordando, em particular, o desafio de preservar a privacidade das pessoas e, ao mesmo tempo, avançar na personalização dos serviços. 

Estará em Cannes e quer saber o que elas estão fazendo nesse sentido? Vá até os lounges das Big Techs espalhados pela praia de Cannes e entenda pessoalmente.