Protagonismo da colaboratividade entre marcas e agências

Processos cocriativos e colaborativos vêm se ampliando e se flexibilizando, em um movimento primordial para as relações entre parceiros de comunicação e marketing

Se os pilares que moldam as relações e os negócios entre marcas e agências de comunicação têm sido frequentemente revisitados nas últimas décadas, esta edição do Cannes Lions 2022 destacou que a habilidade de cocriar é um dos mais fortes alicerces em um contexto de profundas e inevitáveis transformações na indústria.

O festival foi realizado fisicamente em Cannes, entre 20 e 24 de junho, em um evento de retomada após dois anos de hiato presencial, devido à pandemia de Covid-19. Entre os grandes temas que fundamentaram e cruzaram as principais discussões e debates deste ano, destacamos “a renovada e reconfigurada sinergia entre colaboração e criatividade”.

Mais do que crescente, o movimento de cocriação é potente, e fez Todd Kaplan,CMO da Pepsi, cunhar o termo collaborativity”. “A ‘colaboratividade’ vai ajudar marcas a levar a relação com agências para outro nível, colocando a ideia no centro de tudo”, afirmou Kaplan, durante painel com Luis Miguel Messianu, fundador e chairman da Alma DDB (Miami, Estados Unidos).

Foi nesse contexto que nasceu a campanha Better With Pepsi (vídeo a seguir), uma das mais premiadas do ano, criada a partir de um insight inicial do time de pesquisa e desenvolvimento da Pepsi e realizada em parceria com outras marcas de fast food.“Construímos a ideia juntos, o que é muito diferente desse relacionamento transacional de comprar e vender, algo tão tóxico na nossa indústria”, contou Kaplan.

Outra expressão que reverberou no Cannes Lions 2022 foi “colaboração radical”, abordagem defendida por Chrissie Hanson, global chief strategy officer da OMD e presidente do júri da categoria Creative Strategy Lions. A ideia evoca a necessidade de alargar o conceito e a prática da criação, incorporando mais parceiros e ressignificando as relações entre eles.

“ Marcas confiantes são mais flexíveis. É cool ter diversos coproprietários e coautores”
Neal Arthur, CEO da Wieden+Kennedy

O tema foi alvo de uma outra concorrida sessão, protagonizada por Hyundai Motor America e Disney. As marcas trabalharam colaborativamente na criação da campanha “Question Everything”, com enredos protagonizados por grandes estrelas da rede Disney e também do grupo Hyunday, no caso, veículos da linha Tucson.

No palco, Angela Zepeda, CMO da Hyundai Motor America, Tori Fernandes, Vice Presidente de Communications da Walt Disney Company, e Rita Ferro, presidente da Disney Advertising, além da atriz Elizabeth Olsen, que atuou recentemente em dois projetos da Disney, WandaWisionDoctor Strange in the Multiverse of Madness

“Não se trata de trabalhar apenas com uma powerhowse criativa, mas também com uma plataforma de mídia capaz de amplificiar e realmente fazer explodir um ideia criativa”, afirmou Angela Zepeda, da Hyundai, sobre a parceria com a Disney (vídeo a seguir).


Cannes Insights 2022 é um projeto proprietário da GoAd Media, que apura e analisa temas, movimentos e tendências que emergem a partir do Cannes Lions, o mais importante festival de criatividade do mundo, com oferecimento do UOL e apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA)

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