Auto & Mobilidade: indústria mira jornada de consumo e experiência do cliente

Confira nossa análise dos principais projetos do segmento automotivo premiados no Cannes Lions 2019

A indústria automotiva é uma das mais tradicionais no contexto do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, que chegou à 66ª edição no último mês de junho. Montadoras de todo o mundo sempre saíram do evento muito premiadas em diferentes categorias e, neste ano, a integração de experiências e ambientes online e off-line foi marcante no segmento.

Focada historicamente no varejo, com campanhas que destacam os atributos dos carros e sustentam o automóvel como objeto de desejo, o setor enfrenta, nos dias de hoje, o desafio de se comunicar no contexto da economia do compartilhamento, da sustentabilidade e até da dúvida dos consumidores sobre ter ou dividir um veículo.

Nesse cenário, os principais projetos do segmento premiados na edição 2019 do Cannes Lions focam em três aspectos: impacto social, jornada do cliente e, claro, mas em menor escala, varejo.

Confira os principais insights:

Impacto Social

A reflexão estratégica da Volvo

Para criar a campanha The EVA Initiative, que levou o Grand Prix em Creativy Strategy Lions, a Forsman & Bodenfors da Suécia e a Volvo partiram de um insight que era desconhecido até então: mulheres sofrem mais em acidentes de carro, porque todos os testes são feitos com bonecos-padrão baseados na figura média masculina.

Para chamar a atenção para este cenário e mudá-lo, a montadora estudou milhões de acidentes com mulheres nos últimos 40 anos e cruzou todas as informações, criando uma base de dados sobre o tema. Agora, está compartilhando os resultados com toda a indústria automotiva, por meio de uma plataforma e formatos interativos de conteúdo.


Acessibilidade conectada

A Ford destacou-se com um acessório para ajudar na movimentação de cadeirantes nas ruas de São Paulo: o Acessibility Mat, criado pela GTB Brasil. O acessório transforma o tapete do porta-malas do EcoSport em uma ferramenta móvel. Ele pode ser dobrado e encaixado atrás da cadeira de rodas e usado quando necessário para a transposição de guias e desníveis no caminho. Quando aberto, o tapete automaticamente fica rígido, permitindo que a cadeira deslize até o local de acesso. 

Além disso, o tapete é equipado com sensores e um microprocessador que envia sinais via Bluetooth para um aplicativo no smartphone do cadeirante toda vez que é usado. Assim, serve para a alimentação de um banco de dados, mapeando os pontos da cidade que requerem atenção para o avanço da acessibilidade. Faturou Leões em Mobile, Brand Experience & Activation, DesignSustainable Goals.

Jornada do Cliente

Mal-estar nunca mais

A francesa Citroem conquistou Leões em Outdoor e Brand Experience & Activation ao ampliar seu olhar sobre jornada do cliente. Em parceria com um instituto de saúde de Paris, a montadora criou óculos que amenizam os efeitos dos enjoos, náuseas e vômitos dos passageiros durante uma viagem de carro.

Batizado de Seetroem, o projeto, assinado pela BETC Paris, conecta o setor aos desafios que extrapolam sua essência. Os resultados em vendas do apetrecho são, possivelmente, insignificantes para o negócio da montadora. No entanto, os resultados em mídia espontânea e, principalmente, a preocupação e a solução para um problema de seus clientes garantiram mais relevância da marca na percepção dos consumidores.


Audio Experience

Snelweg Sprookjes é uma série de audiobooks com recursos de geolocalização para entreter crianças em viagens de carro. As histórias estimulam as crianças a interagir com os cenários reais que vão se desenrolando durante o caminho – utilizando o tablet ou o smartphone como um meio para fazê-las olhar para fora e estimular a imaginação. Criada pela Isobar Amsterdam para a Volkswagen, a campanha ganhou Leão de Prata na categoria Entertainment Lions.

Varejo

Vender com inovação

Competitor’s Sale, da GREY Brasil para Volvo, usou mobiliário urbano para anunciar veículos usados de marcas concorrentes e, assim, ajudar seus proprietários a comprar o novo modelo Volvo XC60 Diesel. Conquistou Leão de Prata na categoria Outdoor, que se consolida como excelente forma das marcas se conectarem às conversas dos espaços urbanos.

Humor que ganha a rede

Um vídeo de um homem sendo empurrado ladeira abaixo dentro de um pneu gigante não teria viralizado tanto na Austrália não fosse o fato dele quase ter sido atropelado. O motorista que teve reflexo rápido para frear dirigia um Polo, da Volkswagen. Tudo parecia espontâneo, mas era uma ação da montadora para destacar os atributos do veículo. Deu certo. O objetivo era destacar o Tech Safe Pack do novo veículo para o público australiano. Polo Ulfail, criada pela DDB Sidney, arrematou Leão em Mobile.