Adobe Stock: as principais tendências de comunicação visual em 2018

A partir de pesquisas do banco de imagens Adobe Stock, selecionamos os temas que vão moldar a pauta visual neste ano

Entre tantas tendências visuais apontadas para 2018, selecionamos 6 delas – elaboradas pelo time global da Adobe Stock – para mostrar aqui. A empresa, na posição de um grande banco de imagens, monitora as conversas ao redor do mundo por meio das pesquisas nas suas galerias e acervos. A partir daí, lança suas apostas. Segue uma espiadinha nas tendências elencadas para este ano:

1 – Silêncio e Quietude

Entrando em um novo ano, estamos focando na importância de renovação e reflexão. No contexto atual de produção digital incessante e excessiva, pesquisas sugerem que o silêncio é uma das ferramentas de produtividade menos apreciadas. Ao mesmo tempo, o ruído constante do dia-a-dia motiva a busca por paz e solidão. Para entender como esta tendência impacta o universo visual, a Adobe Stock aposta em imagens que atendem nosso desejo por calma e contemplação, e fala com artistas que tiram inspiração criativa da quietude.

 

Imagem: Adobe Stock / Blend Images 146243124

2 – O Eu Fluido

A noção de identidade está se transformando e artistas trabalham para representar as novas formas com que nos entendemos. “Identidade é muito menos permanente e estável que no passado”, conta Brenda Mills, diretora de serviços criativos e tendências visuais na Adobe, em artigo publicado no CMO.com. “Considere, por exemplo, que o Facebook oferece 71 opções de gênero. Existem infinitas variações de identidade individual. Alguns anos atrás, pessoas falavam de raça ou etnicidade, depois tipo de corpo, habilidades e idade. Agora estamos vendo o ‘eu fluido’ – identidade como uma vasta e mutante gama de ideias que devem todas ser celebradas.” Ao examinar esta tendência, a Adobe Stock considera como as marcas estão se adaptando às definições emergentes do indivíduo e fala com artistas cujo trabalho ajuda a preencher algumas das maiores lacunas de representação.

 

Imagem: Adobe Stock / Hilde Atalanta 170402673

3 – Multilocalismo

Viagem e tecnologia estão encolhendo o mundo e nos transformando em um vilarejo global conectado. As pessoas estão colocando exploração e experiência acima de bens materiais, quebrando a barreira entre trabalho e aventura durante viagens de negócios e demonstrando um desejo por experiências autênticas. Marcas tentam acompanhar este movimento, procurando atingir consumidores tanto como cidadãos locais quanto globais. Ao explorar esta tendência, iremos ver como artistas e marcas estão abraçando um mosaico de experiências culturais e respondendo à crescente consciência global dos consumidores.

Imagem: Adobe Stock / Cavan Images 141416867

4 – Realidade Criativa

Momentos de instabilidade sempre deixam sua marca no mundo artístico. “Estamos vivendo uma época de muita incerteza – muita coisa está em transição. Muitas pessoas estão se tornando politicamente ativas, mas também há um tipo de criatividade que vislumbra a fuga”, diz Brenda, da Adobe. “Vemos mundos alternativos idealizados – são abundantes, tropicais, quase utópicos. Há uma reverência ao mundo natural, mas de forma intensa – com um quê de psicodélico. Estes artistas nos pedem para contemplar o que é bonito e o que está vivo.” Conforme mergulhamos nessa tendência, vamos conversar com os artistas criando mundos fantásticos de texturas excêntricas e experiências hiper-sensoriais, que fundem natureza e imaginação humana.

Imagem: Adobe Stock / Wolterke 138589222

5 – História e Memória

Em tempos incertos, olhamos para o passado para buscar conforto e significado. Vemos um grupo crescente de marcas e artistas inspirados por arte clássica, trabalhando para preservar e celebrar preciosidades do passado e construindo pontes entre técnicas do mundo velho e tecnologias do mundo novo. Falaremos com artistas sobre esse interesse renovado na história como inspiração, e como unem velho e novo para fazer parte dessa conversa cultural.

Imagem: Adobe Stock / Elena Iv-Skaya 177526296

6 – Toque e Textura

Nossos dias são cada vez mais moldados por telas e aparelhos eletrônicos do que interações do mundo real, tátil. “Para compensar esta perda, vemos um movimento forte de artistas em direção à conexão literal, toque real, estar na mesma sala com alguém”, comenta Brenda, da Adobe. “Está por toda parte. Pense na tendência crescente de tênis de tecido. É um convite para uma experiência sensorial. As pessoas estão respondendo a tudo que envolve o toque direto. No mundo visual, é sobre expor conexões, seja por imagens com texturas mais ricas, ou pessoas olhando direto para a câmera para estabelecer um momento ousado e íntimo com quem está do outro lado.” Olharemos para imagens que nos convidam a nos conectar e falaremos com artistas sobre retratar toque e textura em suas imagens.

Imagem: Adobe Stock / RooM The Agency 140720861


Fonte: CMO.com