NRF Insights 2025: experiências unificadas e Inteligência Artificial transversal

Realizado em Nova York (EUA), maior evento de varejo do mundo destaca evolução do conceito de omnicanalidade e autonomia dos ecossistemas de IA

NRF Retail’s Big Show 2025 chegou ao fim reforçando o varejo multicanal como forma mais efetiva de se conectar às jornadas das pessoas. Organizado pela National Retail Federation (NRF), o maior evento de varejo do mundo é realizado tradicionalmente em Nova York (EUA) há mais de 100 anos e aborda os cases e as tendências que norteiam o setor. 

Nesta edição, participaram nomes como John Furner, CEO do Walmart; Doug Herrington, CEO da Amazon Stores; Azita Martin, vice-presidente da Nvidia e responsável pela área de varejo na empresa; e Artemis Patrick, CEO da Sephora.

Um dos principais temas do ano mostra o varejo evoluindo do posicionamento Omnichannel, tão abordado na última década, para o conceito de Unified Commerce, que abrange não apenas a abordagem multicanal, mas a criação de experiências integradas e personalizadas ao longo da jornada do cliente, prevendo que canais físicos e digitais coexistem harmonicamente.

Outra abordagem trazida pelo evento gira em torno do Agentic Commerce, que tem como pilar transações acontecendo diretamente entre diferentes tecnologias de Inteligência Artificial. É como se a IA de um consumidor pudesse interagir com a IA de uma marca para definir uma compra. Não se trata apenas de automatizar, mas de criar ecossistemas autônomos de decisão.

Assistentes virtuais já disponíveis no mercado cumprem essa função, a exemplo do Ballie, da Samsung (vídeo abaixo).


Além do protagonismo da Inteligência Artificial em todas as etapas e processos dos varejistas, o evento destacou, também, a potência dos superaplicativos chineses, a transformação das lojas físicas, a economia circular sob a ótica de modelos de negócios sustentáveis e, claro, o crescimento das redes de Retail Media.

Três grandes temas da NRF reforçam que o investimento multicanal é a forma mais efetiva das marcas se conectarem às pessoas com relevância ao longo de suas múltiplas jornadas

01LOJA FÍSICA MAIS CONECTADA

Deve ser o espaço de experiências memoráveis que reforçam a identidade das marcas e se integram aos canais digitais para tornar o atendimento e as compras mais fluidas. CEO da Sephora para América do Norte, Artemis Patrick revelou que a marca vai remodelar mais de 3 mil pontos de venda ao redor do mundo para unificar as experiências das lojas aos meios digitais.

02 – SUPERAPPS EM ALTA

Integrados às redes sociais, aos sistemas de pagamento e às lojas físicas, os superaplicativos já são protagonistas no potente varejo chinês. Rick Zhen, VP do Alibaba Cloud, disse que a presença desses ecossistemas nos smartphones e outros dispositivos de vestir permite que marcas se acomodem em cada momento das jornadas das pessoas de forma ultrapersonalizada.

03INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E TRANSVERSAL

Não é exagero afirmar que o tema apareceu em absolutamente todos os painéis da NRF deste ano. No entanto, foi tratado com menos hype e mais aplicabilidade, com palestrantes mostrando que a inteligência artificial é imprescindível em todas as etapas e processos de gestão do varejo hoje – desde campanhas de marketing, controle e reposição de estoque e atendimento ao cliente.