Por que é importante estimular o empreendedorismo social

Há uma nova geração de empresários mais interessados em tornar o mundo um lugar melhor do que somente em gerar lucros de maneira cega

Cheguei à Universidade de Barcelona na manhã de uma segunda cinzenta para o primeiro dia do meu treinamento em empreendedorismo. Eu já conheci o modelo de ensino – há alguns meses, viajei para Bilbao para participar de um curso de marketing digital, organizado pela universidade local em parceria com a Google Actívate, um braço de treinamento do gigante da tecnologia que oferece cursos gratuitos para os interessados no mundo digital. No entanto, eu estava curiosa sobre esse tema. Como treinar um empreendedor em três dias?

As 300 pessoas no auditório foram aconselhadas: ‘não desista, você não vai se arrepender!’ Tornar-se um empresário é difícil, o embaixador do Google diz, mas se você quer entrar no mundo dos negócios, precisa saber lidar com as mudanças. OK, mensagem recebida.

Fiz parte do Grupo 22 (de 29) dos participantes. A maioria dos meus colegas veio de outros países, com exceção de duas meninas espanholas (uma das quais partiu para o almoço e nunca voltou). Um grupo misto e internacional com origens muito diferentes, incluindo uma enfermeira, um músico, um designer, um DJ, um vendedor, um estudante, uma executiva de hotelaria e eu.

Na primeira tarefa, todos fomos convidados a contar ao resto sobre nossas paixões, o que acreditamos que o mundo precisa e quais são as tendências para o futuro. E, acima de tudo, decidir qual desafio queremos abordar nos nossos 3 dias úteis.

Então, veio uma surpresa.

Dos 29 grupos, apenas um decidiu não seguir o caminho do empreendedorismo social. Quanto ao resto de nossos “colegas” naquela primeira manhã, eles estavam todos convencidos de que os problemas que o mundo enfrenta e as tendências para o futuro estão todos relacionados às nossas paixões, a saber: alimentos saudáveis, melhores relacionamentos, cidades inteligentes, seguros ambiente, igualdade de gênero. O que me convenceu de que há uma nova geração de empresários mais interessados em tornar o mundo um lugar melhor do que somente em gerar lucros de maneira cega.

Os próximos dois dias seguiram o caminho de todos os treinamentos: muita teoria, algumas tarefas práticas, apresentações, discussões. Pessoas tentando trabalhar juntas, apresentando ideias, fazendo business canvas e tomando cervejas depois de tudo isso. Trabalho em grupo e crescimento pessoal. Casos de negócios motivacionais, conselhos pessoais. Eu tive que aprender a mudar opiniões muitas vezes, superar meu espanhol enferrujado e tentar vender minha ideia às pessoas nas ruas. Ouvi que digo “não” muitas vezes e isso não é bom para mim, nem para o grupo. Tive conversas significativas com pessoas incríveis durante o almoço.

No último dia, todos estavam entusiasmados em lançar suas ideias para os outros grupos. ‘Google pode comprá-la’, alguns esperavam. “Vamos continuar com esse projeto”, outros planejaram. A maioria deles estava profundamente apaixonada por seus planos de negócio e pela diferença positiva que podem trazer para suas comunidades ou para o planeta. Por um lado, tenho que confessar que estava completamente entusiasmada com o nosso – um aplicativo que pode escolher o meio de transporte mais rápido, barato ou mais limpo para um determinado destino, de acordo com suas prioridades. Talvez decidamos levar isso mais longe.

Ao sair, uma hora antes do final do treinamento (sim, eu quebrei o trato), sentia esperança sobre nós como sociedade. Sabe por quê? Percebi que o empreendedorismo social está conquistando o mundo das startups, que é a semente do mundo corporativo. Jovens e velhos, europeus e latino-americanos, enfermeiros e músicos, todos trabalhamos para o bem. Há esperança.

* Vivian Soares é jornalista, mineira de origem e paulistana de coração. Apaixonada por inovação e empreendedorismo, vem viajando o mundo desde 2012 em busca de histórias e pessoas inspiradoras. Hoje, mora em Barcelona, de onde colabora com o Valor Econômico, a rede social suíça Horyou e a GoAd Media.