Eles estão crescendo na crise

Para os negócios com DNA digital, é mais fácil atingir a fórmula mágica de custos baixos e captação acelerada de clientes

Não fale sobre crise com eles porque a maioria não vai te escutar. Gente como Gilson Gonçalves, sócio-fundador da ALavadeira, empresa com apenas dois anos e meio, decidiu empreender com DNA digital e em pouco tempo já colhe os frutos dessa opção. Histórias de sucesso como essa foram reunidas na semana passada na feira “Meu Negócio Brilha com o Google”, realizada em São Paulo.

“Quem está disposto a empreender, o que tem uma empresa que precisa crescer, não tem como pensar nisso sem o digital no centro de tudo”, defende Gonçalves. E isso independe da natureza do produto ou serviço, tanto que feira revelou empresas que atuam em segmentos antes 100% analógicos.

A missão da ALavadeira, por exemplo, é cuidar de toda roupa da casa, por meio de um modelo de negócios baseado em assinatura mensal. Assim, as pessoas escolhem pela internet um pacote baseado em quilos de roupas que precisam ser lavadas e a equipe da empresa recolhe e devolve em poucos dias. “Esse modelo é uma vantagem sob o ponto de vista de custo. Não temos uma loja no Itaim Bibi. Nossa fachada é o site e isso serve para clientes do Brasil todo. A sacada de custo com o digital está tanto na eficiência da operação, quanto na captação de cliente”, explica Gonçalves – que capta 40% dos clientes através de buscas no Google, outros 40% de indicação, e parcelas menores de Facebook, pequenos eventos e carros adesivados.

Outro exemplo curioso de empresa com DNA digital está no mercado de livros. A Leiturinha criou um modelo também de assinatura mensal em que as famílias contratantes recebem pacotes com um ou dois livros escolhidos por curadores – uma forma de incentivar o hábito de leitura das crianças.

Eles não precisaram pensar em e-books ou outras formas de entrega digital. O produto é analógico, mas a captação dos clientes e os custos, também nesse caso, são digitais. “O mercado editorial estava trabalhando conceitos antigos de distribuição. Eu e meus sócios temos filhos pequenos e quando tivemos a ideia, percebemos que não adiantava apenas mandar o livro, mas uma experiência de leitura”, explica Guilherme Martins, sócio e fundador da empresa. O segredo do sucesso com as crianças foi associar os livros a um presente – eles são entregues em uma embalagem. Com os pais, as cartas com instruções sobre como trabalhar cada título com seus filhos. A Leiturinha, que tem dois anos de mercado, começou com 18 assinantes e já tem 10 mil. Desde 2015, a empresa tem um serviço estilo Netflix, com 1 mil títulos e 300 vídeos educativos acessados por meio de uma mensalidade. Hoje, metade dos clientes chega através de buscas no Google.

Para o arquiteto Julio Beraldo, o digital foi a maneira para driblar a inexperiência no setor e a falta de capital para investir em um escritório. “Comecei a atuar na área como freelancer na minha kitnet, há cinco anos”, relembra. Especializada em repaginações de apartamentos antigos, a Iná, no entanto, focou seu negócio no digital e cresceu, tendo hoje 75% dos clientes através de buscas online. Quer, agora, partir para projetos com ticket médio maior, trazendo também novas perspectivas para um mercado com empresas historicamente acostumadas a crescer por meio do marketing boca-a-boca.

Confira as empresas que participaram do “Meu Negócio Brilha com o Google”:

ALavadeira.com – serviço de lavagem de roupas por assinatura

BistroBox – produtos e cards explicativos para criar refeições diferentes, também por meio de assinatura

Espaço Nobre Eventos – espaço para festas

Hand Talk – aplicativo de tradução automática para linguagem dos sinais

Iná – escritório de arquitetura

Leiturinha – clube de assinatura de livros infantis

Loggi – site para pedidos de entregas por motoboys

Meu Kimono – e-commerce de quimonos e demais artigos para artes marciais

Nina Bruni – e-commerce de joias

Parafuzo – conecta pessoas e empresas com profissionais de limpeza

PetiteBox – clube online de assinatura de produtos para gestação e primeiros anos da criança

Ponto de Brigadeiro – loja online de brigadeiros, que já tem espaço físico

Tress Cabelos – e-commerce de perucas

Webfoco – marketing digital para pequenas e médias empresas

Zee-Dog – e-commerce de acessórios para cachorros e gatos – tem nove quiosques pelo Brasil

Zoo – e-commerce de eletroeletrônicos, equipamentos fitness e de áudio