4 desafios dos líderes de marketing – e como solucioná-los

Diretor de marketing da SKY, Alex Rocco aponta os temas contemporâneos mais urgentes dos profissionais da área e os caminhos para gerenciá-los

O digital criou inúmeras possibilidades de conexão entre marcas e pessoas e, com isso, também trouxe novos desafios para os profissionais da área. Para superá-los, a SKY – maior operadora de TV por assinatura do Brasil, com mais de 5 milhões de clientes – aposta no data-driven marketing e, principalmente, na estratégia customer-centric. Nesta entrevista ao CMO.com, Alex Rocco, diretor de marketing da SKY, aponta os maiores desafios contemporâneos dos líderes da área.

1 – Hipercapilaridade dos meios
O tradicional e já conhecido mix de mídia ganhou novos personagens com a revolução digital. “Hoje, tudo é meio e a velocidade com que a informação se espalha impõe uma abordagem mais personalizada para o marketing”, explica Rocco. A solução, segundo ele, passa necessariamente pela gestão inteligente dos dados dos clientes. “Além de utilizarmos os dados disponíveis, adotamos uma estratégia que gera novos insights que são utilizados para nos conectarmos de forma significativa com os assinantes, gerando maior engajamento em torno da marca”, diz o executivo.

2 – Gestão de multicanais
Intrinsicamente relacionado ao item anterior, a gestão de diferentes pontos de contato com os clientes está entre os maiores desafios do líder de marketing nos dias de hoje. “Integrar dados dos canais tradicionais com os novos gerados pelos pontos digitais é uma pauta que está na mesa de qualquer CMO”, comenta Rocco. Para ele, a solução para esse desafio passa pela quebra de silos dentro das empresas. “O marketing ainda atua de forma separada. É preciso integrar áreas e trazer tecnologia para o centro da conversa. Não que tecnologia seja a única solução, mas ela é o meio, ou seja, a ferramenta para a transformação acontecer”, aponta.

3 – Novos formatos de comunicação
Mais pontos de contato com os consumidores pedem a adoção de novos formatos para conversar com a audiência. “O marketing tende a ficar tão líquido que a melhor alternativa é apostar no conteúdo. Temos que engajar o consumidor e, para isso, no contexto da SKY, é preciso aumentar nossa oferta de conteúdo on demand. É o bom conteúdo, sustentado por uma estratégia de dados, que traz relevância para uma marca”, diz o líder de marketing. Nesse sentido, ele garante que experimentar novos formatos de comunicação é mandatório e dá o exemplo: “Nós patrocinamos o Rock in Rio 2017 e, para gerar conversa em torno da nossa marca, criamos uma plataforma de conteúdo com webséries que sustentam nossa atiação durante evento e viralizam a experiência que as pessoas terão ao longo do festival”.

4 – Desconstrução do próprio job description
Um dos maiores desafios do marketing é entender que o papel do profissional da área mudou. Segundo Rocco, o job description do CMO é hoje completamente diferente do que foi uma década atrás. “Todas as mudanças nos meios sobre as quais falamos batem fortemente no marketing e em como gerimos a área”, defende. É preciso ter flexibilidade e agilidade para testar, errar e corrigir estratégias em tempo real, analisa o executivo. Além disso, é fundamental tomar conhecimento sobre como a tecnologia se conecta à área. “Isso tem relação com a gestão dos pontos de contato com o cliente. Se não entendemos o poder dos dados e o quanto eles refletem comportamento, não avançamos enquanto área”, conclui Rocco.