12 novas soluções do Google para desafios do Brasil em mobilidade urbana, negócios e educação

Novidades contemplam serviços de carona Waze Carpool e parceria com Fundação Leeman, que receberá investimento de R$ 15 milhões para capacitação de professores no uso de novas tecnologias

O Google apresentou 12 lançamentos e anunciou um novo investimento em inclusão social nesta quarta-feira 22, em São Paulo, durante o 1º encontro Google for Brasil. Líderes globais de produto e inovação da empresa falaram sobre tendências e tecnologias referentes a uma série de temas importantes para o país: educação, transporte, pequenos negócios, desenvolvimento econômico, comunicação e conectividade.

Uma das novidades para o Brasil é o serviço de caronas do Waze, o Carpool, que permite aos motoristas oferecer carona a quem estiver se deslocando para a mesma região. Por meio do app, passageiros também poderão solicitar o serviço. Segundo Di-Ann Eisnor, diretora do Waze, a proposta é que apenas o rateio de combustível seja cobrado. “Não é como o Uber, não se trata de transporte profissional. É uma solução possível, hoje, para o dia a dia de pessoas que vivem em grandes metrópoles e estão indo na mesma direção.”

Atualmente, os brasileiros são a segunda maior população em número de usuários do Waze, e São Paulo lidera o ranking mundial das cidades. O relacionamento com a comunidade local e os investimentos em infraestrutura geraram impactos como a redução do congestionamento no Rio de Janeiro em 27% – para os Jogos Olímpicos de 2016, o desafio da cidade era receber um acréscimo de 1 milhão de visitantes. “Os usuários sabem quando uma lei nova é implantada, quando um protesto acontece. Para nós, o Brasil é um hub de inovação”, apontou a executiva.

Outro lançamento anunciado foi o Meu Negócio, voltado a pequenas empresas excluídas do universo digital – no Brasil, estima-se que apenas uma em cada dez esteja na internet. A ferramenta permite a criação gratuita de um site, otimizado para celular e integrado automaticamente à busca e ao Google Maps. A companhia está rodando testes com 50 mil estabelecimentos nacionais.

Maps, Photos, busca e comunicadores

Com pioneirismo do Brasil, tecnologias de Machine Learning agora são usadas pela empresa para mapear o país inteiro e eventos de larga escala, além das já citadas pequenas e médias empresas. No encontro, uma nova funcionalidade do Maps foi demonstrada, o Compartilhamento de Local, criada para o usuário compartilhar sua rota de trânsito ou encontrar alguém em determinado lugar.

A evolução da busca também está ligada ao Machine Learning. Abaixo da barra principal, o Google colocará ícones divididos em categorias como tempo, trânsito, viagem e coisas por perto, todas integradas ao Google Tradutor e ao assistente pessoal. “As conversas com o assistente serão contextualizadas, porque a ideia é entender melhor a voz, as fotos, melhorar a experiência com a tradução. O Machine Learning está nos ajudando a construir este futuro assistido”, explicou o VP de busca Ben Gomes.

Em relação à estratégia global do Google para hardwares, o objetivo é integrá-los a softwares e serviços, gerando uma experiência contínua, que transita de dispositivo a dispositivo. A Inteligência Artificial ganha espaço com um dos pilares, seja para aperfeiçoar a tradução do inglês para o português no Chrome ou levar o assistente do Android para carros, TVs e relógios.

O pacote de novidades contemplou ainda questões sensíveis aos usuários brasileiros, como conexão ruim e necessidade de controlar o consumo de dados móveis. O Google Photos, por exemplo, foi automatizado para fazer upload de imagens e enviá-las aos amigos “on the go”, mesmo que a conexão no momento esteja lenta.

Para o aplicativo de vídeo-chamadas Duo, foram lançadas chamadas em áudio, que consomem menos dados – o Brasil recebeu o novo serviço antes de outros mercados. E o app de mensagens Allo ficou mais inteligente. “Baseado em como você fala, bate papo e nas expressões culturais brasileiras, ele oferece sugestões de emojis e GIFs durante os chats. E você pode levar o assistente do Google para dentro das conversas”, disse Amit Fulay, diretor de produto para o Duo e o Allo.

Inclusão social
Em parceria com a Fundação Lemann, o Google.org aportará R$ 15 milhões para capacitar professores do país inteiro no uso de novas tecnologias. Eles serão responsáveis pela criação de conteúdo digital educativo que será disponibilizado na web e em aplicativos. Os apps funcionarão mesmo em áreas onde a conexão for lenta.

“Todos merecem ter as oportunidades que a tecnologia oferece”, afirmou Lisa Gevelber, VP de marketing da empresa para as Américas. “Temos duas missões para o Brasil: tornar a educação mais acessível e ajudar pequenos negócios a terem sucesso, já que eles são responsáveis por 1/3 do PIB brasileiro.”

Cerca de 40% dos estudantes do país hoje são providos por ferramentas do Google, segundo Gevelber, que citou outros esforços para o uso da internet como instrumento de inclusão social. Um deles é o YouTube EDU, plataforma de educação que já registrou 30 mil vídeos criados no Brasil, somando mais de 2 bilhões de visualizações.

De acordo com Fabio Coelho, presidente do Google no Brasil, a empresa investiu R$ 500 milhões em seus negócios no país durante os últimos três anos. A previsão é inaugurar ainda neste semestre um YouTube Space de quase 4 mil m2 no Porto Maravilha, região revitalizada do Rio. O espaço de criação e pós-produção de vídeos terá estúdios, equipamentos, treinamento e assistência técnica disponíveis.

Mais detalhes sobre cada uma das tecnologias estão neste link, numa carta assinada pelo presidente da companhia no Brasil, Fabio Coelho.