Ideia premiada: REI vai fechar as lojas (de novo) em plena Black Friday americana

Reconhecida como melhor campanha de 2015 em Cannes, #OptOutside mostra de que forma uma marca pode unir "propósito" à "estratégia de marketing"

A coragem de andar na contramão garantiu à REI o título de melhor ideia de 2015 na última edição do Festival de Cannes. Como? Imagine que você é dono de uma loja que fatura bilhões na Black Friday norte-americana. Mesmo assim, decide lançar uma campanha pedindo que as pessoas não comprem nada nessa data. Fecha todas as lojas de sua rede e ainda dá uma lista de coisas legais pra elas fazerem ao invés de gastar.

Ao apostar na via oposta do consumo com #OptOutside, a REI impulsiona o compromisso com a sanidade muito além de qualquer outra marca. Não apenas encorajando seus clientes a passarem a Black Friday desfrutando da natureza, mas também fechando suas 149 lojas por 24 horas e dando aos mais de 12 mil funcionários um dia de folga remunerada.

Neste projeto, a rede de lojas de artigos esportivos outdoor conecta perfeitamente sua missão enquanto empresa à mensagem da campanha: aproveitar ao vida ao ar livre. É o propósito de uma marca aplicado em sua comunicação como poucas vezes se vê. Assista ao videocase:

Novo capítulo
A fórmula vencedora – conquistou GPs de Titanium e Promo & Activation em Cannes – foi relançada nesta semana com o mesmo mote: as lojas da rede estarão fechadas no dia 25 de novembro. Desta vez, a provocação “Will you go out with us?” incentiva os norte-americanos a postarem fotos e vídeos nas redes sociais utilizando a hashtag #OptOutside.

Assim como ocorreu em 2015, o digital é a principal plataforma da comunicação. Em novos vídeos criados para a internet, âncoras de TV dos Estados Unidos são ouvidos, na narração em off, noticiando em tom frenético a chegada da principal data comercial para o País. Em um dos filmes (abaixo), a contrapartida vem na sequência de imagens de uma mulher acampada em um parque, ouvindo o som dos pássaros e da cachoeira.

Embora seja produzida e assinada pela Venables Bell & Partners de São Francisco, #OptOutside nasceu dentro da REI. Partiu do time de marketing a ideia que puxou, inclusive, outros varejistas dos Estados Unidos para a mesma direção.

Agora, existe a expectativa para saber se a campanha será inscrita no próximo ano em Creative Effectiveness Lions – a categoria do Festival de Cannes que reconhece projetos cujas ideias (premiadas na edição anterior) foram comprovadamente efetivas para geração de vendas.

Caso se confirme, a marca poderá comprovar (ou não) se a provocação e a imagem positiva projetada com #OptOutside reverteram em mais pessoas comprando nas lojas da REI nos outros 364 dias do ano.

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