Getty Images: as tendências visuais que vão dominar a comunicação em 2018

Empresa aposta nos temas “masculinidade desfeita”, “segundo renascimento” e “realismo conceitual”

Redefinir a masculinidade moderna é uma das tendências visuais para 2018 detectadas pela Getty Images. Segundo a empresa, “masculinidade desfeita” é um dos três conceitos que vão dominar a comunicação neste ano, ao lado de “segundo renascimento” e “realismo conceitual”

Baseada na pesquisa criativa dos especialistas visuais da Getty Images e nos dados de busca e imagem – um bilhão de buscas feitas por clientes e 400 milhões de downloads em seu site a cada ano -, a previsão estabelece tendências macro e micro para este ano e atua como um guia para a mídia, anunciantes, marcas e empresas, refletindo as mudanças no mundo e como elas podem se desenvolver nos próximos 12 meses.

As tendências visuais de 2018, segundo a Getty Images:

Masculinity Undone

Embora os anos anteriores tenham sido devidamente utilizados para abordar o retrato das mulheres na publicidade e na mídia, há uma crescente consciência de que os estereótipos para representar homens também estão extremamente desatualizados. No Reino Unido, a Advertising Standards Authority reconheceu recentemente a questão, anunciando uma nova regra que proíbe os estereótipos de gênero em um esforço para ajudar a lidar com “práticas prejudiciais e desatualizadas”.

Mudanças demográficas e culturais estão tornando as noções unidimensionais comuns da masculinidade irrelevantes e, em 2018, os homens continuarão a ser liberados de estereótipos visuais estabelecidos há muito tempo, uma vez que vemos cada vez mais imagens que englobam a emoção, a vulnerabilidade e a complexidade masculina.

Os dados da Getty Images mostram um aumento de 53% nas buscas de clientes para o termo “pais homossexuais”. Já “meditação do homem” cresceu 126%, enquanto que “pai solteiro” teve um salto de 60% nas pesquisas.

Second Renaissance

Com milhões de pessoas agora carregando lentes de alta qualidade em seus bolsos todos os dias, fotografar é mais fácil do que nunca. Em resposta, os fotógrafos profissionais estão se voltando para a história da arte para criar imagens que promovam a ideia de registros mais elaborados.

Impulsionado em grande parte por criadores BAME (sigla para black, asian and minority ethnic, em tradução livre negros, asiáticos e minorias étnicas), que procuram por uma narrativa visual mais positiva e culturalmente rica por meio da subversão de técnicas de arte clássicas, o retrato começou a remontar a imagens de eras passadas, utilizando paletas suaves e tecidos luxuosos que se assemelham às pinturas.

A demanda por esse estilo de trabalho está crescendo: pesquisas por “luxury abstract” tiveram alta de 186%, enquanto que o termo “vintage portrait” cresceu 94%.

Conceptual Realism

Uma combinação de tendências visuais em desenvolvimento em longo prazo, nova tecnologia e o atual ceticismo público de encarar as coisas por meio de seu valor original, gerou uma nova expressão visual: “realismo conceitual”. O surgimento das mídias sociais tem visto um aumento significativo na demanda por imagens mais reais e autênticas. Mas, em uma tendência nascida nos mundos da arte e da moda, os fotógrafos começam a criar mais imagens conceituais executadas em um estilo realista.

O alcance e a identificação são componentes importantes para se conectar com o consumidor de hoje, mas em 2018 veremos criadores buscando explorar esses temas de maneiras cada vez mais inesperadas. Pesquisas para “conceito inesperado” aumentaram 116%, enquanto as de “realidade” registraram um salto de 176%.

Foto Capa: 102286278 – realismo conceitual / Image Source/Getty Images