6 tendências visuais para publishing e publicidade em 2017

Tecnologia, igualdade de gênero e explosão de cores são alguns dos temas que permeiam o mapeamento anual realizado pela Getty Images

A Getty Imagens apresentou nesta semana, em São Paulo, seu compilado anual de tendências Creative In Focus. Neste ano, são 6 os temas visuais destacados a partir de pesquisas realizadas na plataforma ao redor do mundo. “Foram mais de 400 milhões de arquivos baixados no ano passado que nos mostram movimentos interessantes e geram insights poderosos para o trabalho de marketing”, explicou Andrew Delaney, diretor de conteúdo criativo da empresa.

E de fato mostram.

As pesquisas realizadas na Getty Images colocam o holofote sobre temas que pautam publishers, agências, marcas e profissionais de comunicação. O mapeamento reflete a frequência com a qual palavras e expressões foram buscadas e indicam caminhos para a definição de estratégias visuais de comunicação. A influência da tecnologia e das redes sociais no compartilhamento de conteúdo, a necessidade de mostrar o mundo real sem filtros e a crucial igualdade de gênero são algumas dos diretrizes que influenciaram nos resultados.

Neste ano, além de detectar as tendências globalmente, a empresa, pela primeira vez, localizou cada uma delas para aproximar os temas do Brasil – tanto em termos conceituais como estéticos. Abaixo você confere o descritivo dos seis capítulos do Creative in Focus 2017.

# virtualidade
A tecnologia que ganha novas formas por meio das realidades virtual, aumentada e do live permite que usuários de todas as partes mundo contem suas histórias sob perspectiva única e emocional. No Brasil, essa tendência ganha corpo com uma base de usuários de redes sociais posicionada entre as 5 mais ativas do mundo. Nesse contexto, impulsionadas pela força das stories do Snapchat e do Instagram, marcas exploram o universo do conteúdo digital pelo compartilhamento de experiências que vão muito além de produtos ou serviço

# explosão de cores
Combinações não convencionais, paletas ousadas e quebra de conceitos e estereótipos. Essa tendência ganha força ao redor do mundo e encontra eco na diversidade multicultural do Brasil. Em todas as regiões, pessoas cada vez mais conectadas criam e compartilham imagens vibrantes que já influenciam diretamente na forma como as marcas se apresentam aos seus consumidores. Afinal, uma nova linguagem visual está sendo criada por meio de uma estética que, ao refletir a verdadeira diversidade do mundo, desafia regras pré-estabelecidas e propõe um resultado criativo surpreendente.

# sem filtro
Uma nova direção visual para a fotografia recebe grande influência do fotojornalismo e do documentário. A tendência “Sem Filtro” traz a autenticidade e verdade como guias das histórias, desafiando a linguagem publicitária até então estabelecida. O momento político incerto e a economia instável reforçam a tendência no Brasil, além das realidades sociais distintas ao redor do País. As marcas mais conectadas com as jovens gerações de consumidores já conversam com suas audiências por meio dessa tendência, que tem tom antiestético e cru.

# audácia feminina
Mais uma tendência que desafia convenções. Desta vez, são as mulheres que assumem papeis até então mais ocupados por masculino. E elas vêm com tudo. Derrubam barreiras, quebram preconceitos e mostram que igualdade de gênero não é opção. É obrigação. E mais: a mulher se mostra esteticamente forte, como nunca antes, e no Brasil encontramos inúmeros movimentos que materializam essa tendência. Seja no âmbito profissional ou político, seja na publicidade, a “Audácia Feminina” reflete um mundo em profunda transformação. Ainda bem.

# vizinhança global
A tecnologia diminuiu distâncias, conectou pessoas e derrubou barreiras entre nações. Hoje, importa menos onde estamos e mais no que acreditamos, a partir de nossas conexões. Marcas têm aprendido com o movimento – e visualmente a tendência se expressa na profusão de elementos e povos apresentados. No Brasil, um país diverso por natureza, a tendência “Vizinhança Global” assume uma face transformadora – onde a complexa teia de pessoas espalhadas por um território extenso ganha ainda mais vida e força conectada ao redor do mundo.

# ingenuidade
Estética espontânea e linguagem visual brincalhona, divertida. Em vez da comunicação pré-moldada que deu o tom à presença das marcas nas redes sociais até pouco tempo, consumidores mais experientes optam pelo caminho oposto. É o apelo inteligente, divertido e até meio nerd que tem ganhado espaço – e levado as marcas mais espertas a se conectarem com seus consumidores com mais verdade. É uma tendência que tem especial importância no Brasil, onde a diversidade cultural pede uma conversa mais fluida e espontânea entre todos.

É possível acessar aqui o paper de tendências Creative in Focus 2017 – Apêndice Brasil